‘Do lixo à ludicidade’: Estudantes da rede municipal de ensino confeccionam brinquedos com materiais recicláveis

Projeto é desenvolvido por professora de educação física com apoio de acadêmicos da residência pedagógica da Unifap

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Alunos da Emef Maria Luiza Bello, participam do projeto “Do lixo à ludicidade” |Foto: Mary Paes\PMM

A educação ambiental é um dos pilares que norteiam a gestão da Prefeitura de Macapá, que vem apoiando projetos desenvolvidos nas escolas do município. A iniciativa “Do lixo à ludicidade” realizada neste sábado (1°), é um desses projetos que abordam o cuidado com a natureza, reaproveitando materiais recicláveis para a fabricação de brinquedos pelos próprios alunos da Emef Maria Luiza Bello.

A exposição de brinquedos encantou quem esteve na quadra poliesportiva da Universidade Federal do Amapá, onde aconteceu o evento.

Os brinquedos foram confeccionados por estudantes dos 1° ao 5° ano do ensino fundamental I.
A fabricação dos brinquedos traz uma particularidade interessante que é a de trazer os pais para produzirem o material junto com seus filhos na escola. Essa presença familiar significa muito no processo da educação das crianças.

Katia Souza, idealizadora do projeto “Do lixo à Ludicidades”, é professora de educação física e doutoranda em Aprendizagem Solidária. Souza diz que esse projeto surge como um teste dessa aprendizagem dentro da escola.

“É um meio de outros professores conhecerem a metodologia e as crianças interagirem com ela. Dessa forma, sabemos se a prática funciona bem, ou não. O projeto surge de maneira tímida e com o tempo ganhou proporções maiores, permitindo diversas parcerias. As crianças começaram coletando o lixo ao redor da escola, do quintal de suas casas e de vias públicas”, frisa.

Professora Katia Souza, idealizadora do projeto | Foto: Mary Paes\PMM

Ana Clara, residente de Educação Física da Unifap, fala da sua satisfação em fazer parte do projeto “Do Lixo à ludicidade” e como essa experiência impacta na sua formação universitária.

“O projeto promove a interação da comunidade escolar com o lúdico, através da reciclagem e trazendo consciência ambiental às crianças que serão agentes de transformação em seu meio social. É uma alegria estar ajudando a promover essa mudança na forma de pensar o ambiente e todas as questões que envolvem a vida do ser humano em sociedade. O projeto traz reflexos positivos na minha formação”, declarou.

A Diretora Franciana Baía Ferreira, da Emef Maria Luiza Bello, ressalta a importância do projeto partir do componente curricular Educação Física “Muitas pessoas pensam que a educação física trabalha apenas o corpo, na verdade, ela trabalha também a mente, a criatividade, o cognitivo e a inteligência emocional. Todos esses benefícios resultaram nessa produção linda dos nossos alunos”, disse orgulhosa.

Diretora Franciana Baía, da Emef Maria Luiza Bello. Foto: Mary Paes \PMM

A partir da coleta de material reciclável, passaram a produzir os brinquedos, com a orientação da professora e dos acadêmicos da residência pedagógica de Educação Física da Unifap.

Heitor Gouveia, estudante do 4° ano da Emef Maria Luiza Bello, disse que sua maior alegria é fabricar brinquedos para outras crianças brincarem “Isso me deixa muito feliz”, disse.

Heitor Gouveia, estudante da Emef Maria Luiza Bello | Foto: Mary Paes PMM

A Secretária Municipal de Educação, Monick França, falou do comprometimento de sua gestão com a educação ambiental.

“Essa iniciativa tem total apoio da Prefeitura de Macapá e da Semed. É um projeto que aborda a ludicidade a partir da fabricação de brinquedos confeccionados com materiais que iriam parar no lixo. Dessa forma, visa contribuir com o desenvolvimento da consciência ambiental em nossas crianças”, destacou.

Secretária Municipal de Educação, Monick França. Foto: Mary Paes \ PMM

A programação contou com solenidade de entrega da brinquedoteca itinerante e mesa-redonda com os gestores da escola que responderam as perguntas do público infantil.

Essa atividade da escola Maria Luiza Bello da Silva tem a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Universidade Federal do Amapá (Unifap), por meio do Programa de Residência Pedagógica.

Fotos: Mary Paes \ PMM