Dia Mundial da Tartaruga é celebrado com visita escolar no Bioparque de Macapá

Alunos da Escola Estadual Professora Josefa Jucileide participaram de uma aula prática na unidade.

Por Aline Paiva - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Aula prática abordou a importância dos quelônios para a natureza | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

O Dia Mundial da Tartaruga, celebrado nesta segunda-feira (23), foi comemorado com uma aula prática sobre quelônios no Bioparque de Macapá. Mais de 50 alunos da Escola Estadual Professora Josefa Jucileide Amoras Colares conheceram a rotina dos pequenos moradores do parque.

Os estudantes percorreram os principais espaços da unidade até o logradouro dos jabutis carumbé de pé vermelho, aperemas, tartarugas da Amazônia e tracajás. A aluna Isabela Abreu dos Reis, de 13 anos, acompanhou atenta a explicação do guarda-parque acerca da importância da conservação do meio ambiente.

“Fiquei ansiosa para a aula fora da escola, pois nunca fizemos isso antes. Isso é bom porque aprendemos ciência de maneira prática. Aprendi coisas novas, apesar de não ser a minha primeira vez no parque”, conta sorridente.

Aluna Isabella Abreu, de 13 anos | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

Desenvolver atividades fora do ambiente escolar é fundamental para o aprendizado dos alunos, como explica a coordenadora pedagógica Ada Pontes, de 46 anos, que trabalha há mais de uma década na Escola Josefa Jucileide.

“Buscamos uma educação inovadora e para isso sair da estrutura física da escola para uma aula prática, observando a natureza, os ecossistemas e os animais, contribui para o ensino dos alunos. Foi essencial o Bioparque abrir esse espaço para gente, para este momento de aprendizado”, comenta.

Quelônios do parque
Na natureza, as tartarugas são os quelônios que vivem dentro da água, saem para desovar ou tomar sol. Na região norte, temos como exemplo a tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa) e o tracajá (Podocnemis unifilis), consideradas grandes indicadoras do ecossistema em equilíbrio.

Já no parque estes répteis recebem um tratamento diário dos cuidadores e biólogos, destaca o diretor-presidente do Bioparque Ezequias Ferreira.

“São moradores permanentes, pois não possuem chance de retorno ao habitat natural. Os jabutis, tartarugas e tracajás recebem uma atenção diferenciada. A alimentação é balanceada para cada espécie. Tudo isso para proporcionar o maior conforto possível aos pequenos”, explica.

Visita guiada
A visita guiada é uma atração gratuita, destinada principalmente às excursões escolares, de instituições públicas e privadas. Também costuma atender integrantes de igrejas, ongs, diversos centros de assistência e projetos sociais. A iniciativa contribui com a promoção e preservação da natureza, sendo um importante instrumento de educação ambiental, pois conta com roteiros adequados à faixa etária dos visitantes.

Para solicitar, as instituições precisam enviar um ofício à gerência do parque, pelo menos uma semana antes da data desejada, no e-mail bioparque@macapa.ap.gov.br. No documento deve conter o nome da instituição e a quantidade das pessoas que irão participar da excursão, bem como o nome dos responsáveis. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (96) 99970-2084.

Serviço
O Bioparque da Amazônia é uma fundação pública municipal, vinculada à Prefeitura de Macapá, localizado na rodovia Josmar Chaves Pinto, antiga JK.O espaço natural, que possui uma área de 107 hectares de floresta, funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h. A bilheteria encerra às 16h20.

Visita guiada é uma atração gratuita, destinada principalmente às excursões escolares | Foto: Adevaldo Cunha/PMM