Dia Mundial da Saúde Bucal: atendimento nas UBSs de Macapá ajuda a prevenir doenças e perda dental

Entre os serviços ofertados está o atendimento de urgência e emergência.

Por *Maison Brito - Secretaria Municipal de Saúde

Atendimento odontológico é ofertado nas UBSs e no Centro de Especialidades Odontológicas I Foto: Abel Neto/PMM

Neste domingo (20) é comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal. Em Macapá, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) oferecem tratamento e acompanhamento odontológico. Entre os serviços ofertados está o atendimento de urgência e emergência.

“Hoje a Prefeitura disponibiliza à população atendimento odontológico em todas as UBSs e nelas a população tem acesso a procedimentos como extração, restauração, profilaxia, raspagem e aplicação de flúor”, explica o coordenador de Saúde Bucal do município, Patrick Alfaia.

Para acessar os serviços, não é necessário fazer a marcação de consultas. E os casos mais complexos, são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na zona norte de cidade. A unidade também é responsável pela confecção de prótese dentária, tratamentos de canal e cirurgia bucomaxilofacial.

Extração, restauração, profilaxia, raspagem e aplicação de flúor, fazem parte dos serviços ofertados nas UBSs I Foto: Abel Neto/PMM

O CEO também oferta tratamentos nas áreas de odontopediatria e periodontia, atendendo ainda pacientes Portadores de Necessidades Especiais (PNEs) e com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“O paciente entra por meio da Atenção Básica e se for identificado um agravamento que necessite de tratamento especializado como canal ou prótese, por exemplo, o paciente é encaminhado para o CEO para realização do procedimento”, reforça Alfaia.

Todos os atendimentos feitos no local são encaminhados a partir das UBSs e marcados pela Central de Regulação do município.

O atendimento odontológico também acontece nos distritos de forma itinerante. Em média, as equipes de odontologia atendem 40 pessoas por localidade e a iniciativa vem para ampliar o serviço dentro do município, que é ofertado por meio de parcerias e novas estratégias que estão sendo definidas pela pasta.

Serviço itinerante atende cerca de 40 pessoas em cada localidade I Foto: Arquivo/PMM

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde.