Dia Estadual e Municipal do Marabaixo: Prefeitura de Macapá enaltece a cultura negra e a ancestralidade do povo amapaense

Prefeitura tem o compromisso de valorizar e formentar conhecimentos e a tradicionalidade que são transmitidas de geração em geração

Por Mônica Nascos - Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir)

Nesta sexta-feira (16) é comemorado o dia Estadual e Municipal do Marabaixo, regulamentados respectivamente, pela Lei Estadual nº 1521/2010 e pela Lei Municipal nº 2475/2021, que destaca o Marabaixo como patrimônio cultural imaterial do Município de Macapá. O movimento também é patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2018.

A Prefeitura de Macapá ressalta a data tão importante que enaltece a cultura negra e a ancestralidade do povo amapaense, o Marabaixo, e destaca a importância de contribuir nas programações do Ciclo do Marabaixo que inciaram no mês de abril e encerram hoje, 16 de julho.

Neste ano, o Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), instituição fundamental de articulação para o fomento e desenvolvimento do Marabaixo no município, a Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) e o Instituto Municipal do Turismo (MacapaTur) são parceiros dos encontros do Ciclo do Marabaixo.

Para o diretor-presidente do Improir, Aluizo de Carvalho, o Marabaixo é a principal manifestação cultural que perpassa pelas histórias do povo negro do Estado do Amapá.

“A Prefeitura tem o compromisso de valorizar e formentar conhecimentos e a tradicionalidade que são transmitidas de geração em geração. E este dia é importante para a nossa identidade histórica porque é através da cultura do Marabaixo que contamos a história do povo preto: na dança, no batuque, nas roupas, nos ladrões do Marabaixo, na religiosidade e na fé”, ressaltou o diretor-presidente.

Segundo Aluizo, além do Improir, a presença da Fumcult e do Macapatur promovem o desenvolvimento cultural por meio de  fomento econômico para criar e desenvolver ações concretas.

“Este ano, a prefeitura fomentou ações levando oficinas às escolas públicas pelos grupos que trabalham no enaltecimento da cultura do Marabaixo a fim de valorizar e garantir a nossa cultura para que seja cada vez mais presente na sociedade amapaense”, concluiu.