Centro de Educação Infantil O Pequeno Príncipe celebra Dia do Orgulho Autista com o 1º Drive Thru e Adesivaço Inclusivo

Unidade de ensino atende 411 alunos, e desse total, 74 crianças apresentam laudo para o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

1º Drive Thru Inclusivo do CEI O Pequeno Príncipe | Foto: Mary Paes /PMM

Na manhã deste sábado (22), o Centro de Educação Infantil O Pequeno Príncipe, localizado no centro de Macapá, realizou o 1° Drive Thru e Adesivaço Inclusivo, em celebração ao Dia Mundial do Orgulho Autista, comemorado em 18 de junho.

A unidade de ensino do município atende atualmente 411 crianças, do 1º e 2º períodos. Desse total, 74 alunos apresentam laudo para TEA.

A ação reuniu mais de 60 profissionais que passaram a manhã adesivando cerca de 200 veículos que trafegavam na Avenida Presidente Vargas, em frente à instituição de ensino.

Segundo Neize Cunha, gestora do CEI O Pequeno Príncipe, a ação teve o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância da inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autistas (TEA) em todos os âmbitos da sociedade, primando pelo respeito e a igualdade de tratamento, em todas as suas formas.

“Nosso objetivo com esta ação foi promover um momento inclusivo onde toda a sociedade pudesse participar. Porque precisamos incluir nesta pauta não apenas aqueles que têm um familiar ou um amigo com TEA, mas toda a sociedade, porque só dessa forma será possível que haja respeito e inclusão, de fato” declarou a gestora.

A pedagoga Joaciana Nascimento, de 41 anos estava passando pela via e parou para adesivar o seu veículo.

“Tenho um filho autista, nível 2, e vejo que essas ações são importantes porque as pessoas precisam ter mais conhecimento do que se trata o Autismo. Muitas pessoas têm preconceitos por falta de conhecimento. Então, ações de reflexão e esclarecimentos são necessárias”, salientou a pedagoga.

Augusto Trindade, chefe do Departamento de Trânsito da CTMac, ressaltou os trabalhos que a instituição vem desenvolvendo ao longo deste ano, no âmbito da educação.

“A gente vem nessas parcerias com todas as secretarias do município, com o objetivo de trabalhar campanhas educativas no trânsito, seja com as crianças ou com os motoristas. E neste mês importante, que promove a reflexão e o orgulho das pessoas com autismo, nossa equipe está marcando presença de forma constante”, destacou.

Adesivação nos veículos foi realizada pela equipe do Centro de Educação com a parceria da Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), da Guarda Municipal e dos pais dos alunos.

Sobre o Dia Mundial do Orgulho Autista

A data é comemorada em 18 de junho, e foi criada em 2005, pela organização americana Aspies for Freedom para celebrar a neurodiversidade e as diferenças, bem como desconstruir visões negativas sobre o autismo.

Confira mais fotos: