Desfile cívico das escolas da zona norte de Macapá reúne mais de 600 estudantes

25 instituições municipais participaram da celebração do 'Bicentenário da Independência do Brasil'.

Por Léo Nilo - Secretaria Municipal de Educação

Participaram do desfile 25 escolas da zona norte de Macapá | Foto: Rogério Lameira/PMM

Mais de 600 estudantes municipais comemoraram o “Bicentenário da Independência do Brasil”, em um desfile cívico que percorreu a Rodovia do Curiaú nesta terça-feira (13). Participaram do desfile 25 instituições da zona norte de Macapá, entre creches e escolas.

FOTOS: escolas municipais da zona norte levam mais de 600 alunos para desfile cívico em Macapá

O tema do evento foi “Educação em Ação: novos tempos, novos desafios”, e celebrou os avanços educacionais conquistados desde o retorno das aulas presenciais. Cada um dos 18 pelotões abordou um tópico diferente, como o plano de recomposição de aprendizagem e a Olimpíada de Matemática.

“Estamos celebrando a esperança, o patriotismo e os avanços na educação, que tem sido prioridade desde o início da nossa gestão. Foram muitas conquistas, mas não vamos parar por aqui. Estaremos todos os dias lutando por mais dignidade e qualidade de vida para nossa população”, ressaltou o secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes.

Além das instituições municipais, participaram do desfile duas escolas particulares e as bandas da Guarda Civil de Macapá e do Instituto Federal do Amapá (Ifap).

Tema do evento foi ‘Educação em Ação: novos tempos, novos desafios’ | Foto: Rogério Lameira/PMM

Esta é a primeira vez em dois anos que ocorre o evento, que foi suspenso em 2020 e 2021 devido a fase grave da pandemia da Covid-19. Para a secretária escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jardim Felicidade, Leia Nazário, o momento serviu para promover a união de toda a rede municipal.

“É uma forma de ensinar as crianças e ver como a educação está avançando. As crianças se empolgaram muito, depois de dois anos de expectativa, e todos saíram muito satisfeitos”, disse a secretária.

A estudante Maryna Pinheiro, da Emef Raimunda Virgolino, representou junto de suas colegas a tradição do marabaixo na Rodovia. Agora, ela conta que conhece mais sobre a cultura e tradições locais.

“Achei legal, foi o primeiro desfile que participei e fiquei nervosa no início, mas agora já quero outro. Gosto da cultura do marabaixo, e consegui aprender várias coisas nessa preparação. Esse tipo de evento é muito importante”, conta a estudante.

O desfile desta terça-feira encerrou a semana de comemorações escolares do bicentenário da independência, que contou ainda com desfiles cívicos das escolas rurais e da zona sul.