Descarta Treco atende munícipes da Zona Norte de Macapá; serviço é feito por agendamento via whatsapp

Em 2022, o projeto percorreu mais de 1,7 mil casas em Macapá. Trabalho é executado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

Nesta quinta-feira, 2, equipes atuaram na Zona Norte de Macapá  | Foto: Jesiel Braga/PMM

Lançado em abril de 2022, o Projeto Descarta Treco segue recolhendo materiais domésticos e eletrodomésticos nas residências agendadas pelos bairros da capital. O serviço acontece por agendamento via whatsapp, pelo número (96) 98125-1151. O trabalho é executado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Nesta quinta-feira (3) as equipes atuaram na Zona Norte de Macapá.

“Em 2022, o projeto percorreu mais de 1,7 mil casas. Ou seja, conseguimos evitar e até mesmo reduzir lixeiras viciadas. Ainda assim, ao percorrer por um alguns locais, percebemos o descarte de eletrodomésticos nas vias. Pedimos apoio da população para que utilizem o serviço disponibilizado, o recolhimento é gratuito, basta agendar”, disse o titular da Zeladoria Urbana, Helson Freitas.

Após o munícipe realizar o cadastro pelo whatsapp, a data da coleta é informada ao solicitante. “Juntei móveis e alguns eletrodomésticos que estavam quebrados, logo após fui em busca do serviço, liguei e fui atendido. Hoje a equipe veio fazer a retirada, evitando que esse material seja descartado de forma incorreta”, comentou o professor, Elder Pereira.

Em Janeiro de 2023, as equipes obtiveram 378 solicitações, dessas, 339 foram atendidas. “Algumas pessoas acabam esquecendo a data e hora que a equipe vai passar para recolhimento do lixo e fazemos o reagendamento do serviço para que o cidadão seja atendido e não jogue o entulho em outro local”, finalizou o secretário.