“A gente sabe que nessa idade é preciso ter mais atenção e depois de ter pegado covid passei muito tempo com dores no peito. Inicie o tratamento, mas faltava dar continuidade. Hoje vim para saber se está tudo bem”, comemora o idoso Raimundo Farias de Assis, de 67 anos, ao receber atendimento durante a segunda etapa do programa “Avança Coração”, da Prefeitura de Macapá.
A atividade que aconteceu neste sábado (21) no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, atendeu aproximadamente 100 pessoas. A iniciativa vem para zerar a fila de consultas cardiológicas agendadas pela Central de Regulação do município.
Além da consulta com cardiologista, são ofertados atendimentos multiprofissionais e procedimentos como massoterapia, auriculoterapia, ventosaterapia, eletroterapia e aferição dos sinais vitais, com o apoio dos profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família.
Quem aproveitou todos os serviços disponibilizados foi o aposentado Benedito de Sousa Costa, de 63 anos, morador do bairro jardim felicidade I. “Vim para consulta com cardiologista, mas precisava da massagem. Com a idade que tenho a gente sente dor em todo corpo”, relata.
Benedito fazia acompanhamento médico em outro local e aguardava esperançoso para o retorno. “Essa oportunidade de ser recebido no Papaléo e poder dar continuidade no tratamento é gratificante. Vou sair daqui pronto para dançar com os amigos”, brinca o aposentado.
Avança Coração
O projeto “Avança Coração” é inédito no município de Macapá, faz parte do “Saúde Para Todos”, e busca cuidar dos pacientes que precisam de atendimento cardiológico contínuo. A iniciativa conta também com serviço multiprofissional, como nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo e acompanhamento com educador físico.
A atividade faz parte do planejamento pós-Covid-19 implementado pela gestão municipal e conta com emenda de R$ 3 milhões, destinada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede).