Defesa Civil de Macapá utiliza tribuna livre da Câmara Municipal para relatar experiências da catástrofe, no Rio Grande do Sul

Sete membros e um coronel apoiaram autoridades locais e vítimas na região. Foi a 7ª equipe municipal a chegar no local

Por Luiz Felype Santos - Defesa Civil Municipal de Macapá

Relato ocorreu durante a 30ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Macapá | Foto: Merlin Pires/PMM

Nesta terça-feira (4), durante a 30ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Macapá, o coordenador da Defesa Civil, Aldair Santos, utilizou a Tribuna para relato de experiência sobre a catástrofe ocorrida no estado do Rio Grande do Sul. Sete guardas apoiaram autoridades locais e vítimas na região. Na ocasião, o dirigente solicitou que a Câmara “tenha um olhar diferenciado para que a Defesa tenha boa estrutura, equipamentos, viaturas e lanchas”.

“Quando chegamos em Canoas, presenciamos um cenário totalmente diferente daquele visto na mídia. Tudo que foi visto nos veículos de comunicação não chega a 10% do que observamos. Macapá fica próximo ao maior rio do mundo. Pode ser que um dia a capital seja surpreendida por intempéries e sinistros. Precisamos ficar atentos e antenados para dar suporte à população em casos de sinistros”, ressaltou o coordenador.

Linha do Tempo

O envio dos guardas Aldair Santos; Arizete Santos; André Santos; Diego Nobre; J. Leal; Richard do Espírito Santo; Welson Rabelo e do coronel Miranda (da reserva do Corpo de Bombeiros) foi anunciado pelo chefe do Executivo, Dr. Furlan (MDB), no início do mês de maio. A equipe viajou ao município de Canoas (RS).

Integrantes resgataram pessoas e animais, bem como ajudaram a descarregar aproximadamente 43 toneladas de mantimentos | Foto: Merlin Pires/PMM

Gestão Municipal criou a Central de Atendimento para auxiliar cidadãos do Amapá que estão em áreas atingidas pela enchente. Iniciativa apoiou e acolheu famílias afetadas. Assistentes sociais e psicólogos do Município receberam demandas e encaminharam às Secretarias apropriadas.

Os integrantes foram equipados com dois drones; Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e mecanismos para resgate em embarcações. Todos resgataram pessoas e animais, bem como ajudaram a descarregar, aproximadamente, 43 toneladas de mantimentos. Drones foram utilizados para facilitar a localização de vítimas em locais de difícil acesso.