A dona de casa Clarice Macedo, 28 anos, é mãe de três filhos, a mais nova é a Paula Fernanda de um mês e cinco dias de vida. Clarice é moradora do bairro Jardim Marco Zero e acompanhou a inauguração da sala de amamentação na UBS Leozildo Fontoura, que também foi ampliada e entregue nesta sexta-feira (8) na zona sul de Macapá.
Clarice conta que já estava na expectativa da entrega do espaço, apesar de não ter dificuldade para amamentar, reconhece a importância do local de acolhimento para mãe, pai e recém-nascidos.
“Tem mãe que não pode amamentar, esse não é o meu caso, mas a gente sabe da dificuldade. Minha irmã passou por isso com filho dela, o leite que ela produzia não era suficiente para o bebê, o único suporte que ele teve foi o da família. A sala de amamentação é o cuidado na primeira fase da vida”, comentou com satisfação.
Durante a cerimônia de entrega da sala de amamentação e da ampliação da UBS Leozildo Fontoura, o Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, ressaltou a importância do espaço e da ampliação dos serviços de saúde.
“O Amapá tem a triste realidade de ser o maior estado com mortalidade materna infantil do Brasil. Precisamos mudar isso e a amamentação é um desses caminhos. A obra que inauguramos é um avanço, fruto da emenda de 2018 do senador João Capiberibe. Nossa gestão acredita na força do trabalho e isso reflete no cuidado com a população”, destacou o prefeito.
Autor da emenda parlamentar de ampliação da unidade, João Alberto Capiberibe, agradeceu o empenho da gestão e pontuou a importância de aplicar os recursos para melhoria dos serviços de saúde ofertados à população. “ É uma satisfação fazer parte disso tudo, saber que muitas pessoas serão beneficiadas, não só com a ampliação da UBS, mas com o novo espaço pensado para acolher mães e bebês. É qualidade de vida para essas pessoas”, finalizou.
Avanço
A sala de amamentação faz parte do projeto Amamentar, que incentiva o aleitamento materno e oferta uma rede de apoio com profissionais de saúde. Além disso, contempla o Método Canguru, possibilitando um ambiente acolhedor para acompanhamento adequado do recém-nascido de baixo peso e prematuro.
Com a ampliação da UBS, novos serviços também serão ofertados na unidade, como atendimento com educador físico, fisioterapia, nutricionista, psicologia e fonoaudiologia.
A ampliação da UBS Leozildo Fontoura foi executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob). A obra foi custeada com emenda enviada pelo então parlamentar João Alberto Capiberibe, no valor de R$ 350 mil e mais contrapartida municipal.