CTMac reforça conscientização no trânsito com ações em escolas públicas e privadas de Macapá

Aproximadamente 200 alunos de Macapá receberam orientações de trânsito seguro.

Por João Duarte* - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

Equipe da CTMac mostrou de forma lúdica como respeitar as regras e vias da cidade | Foto: João Duarte/CTMac

O trabalho de conscientização e educação no trânsito promovido pela Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) segue sendo reforçado nas escolas públicas e privadas da capital. Essa semana, duas instituições receberam a visita da equipe, que mostrou de forma lúdica, como respeitar as regras e vias da cidade.

Na terça-feira (11), foi a Escola Estadual Professor Roberto José Morais de Castro que participou das atividades na ‘minicidade do trânsito’. Cerca de 120 alunos do ensino fundamental aprenderam sobre condutas seguras no trânsito, sinalização e travessia na faixa de pedestre.

Estudantes do Colégio Equipe, na zona sul da capital, receberam a equipe da CTMac na quinta-feira (11). A programação também celebrou do Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro.

Ações são realizadas pelo Departamento de Coordenação e Educação no Trânsito | Foto: João Duarte/CTMac

A ações são realizadas pelo Departamento de Coordenação e Educação no Trânsito. Segundo o chefe da divisão de material didático da CTMac, Fábio Vilhena, é fundamental trabalhar com os estudantes, pois eles se tornam multiplicadores das informações.

“Os educadores da CTMac levam para dentro das escolas a proposta de realizar atividades educativas voltadas para a interação. Com essas ações, as crianças assimilam melhor e levam os ensinamentos de noções de regras do trânsito para dentro de casa e para toda a vida”, explicou Vilhena.

A diretora pedagógica do Colégio Equipe, Leonete Monteiro, de 46 anos, avalia de forma positiva a ação educativa realizada pela Companhia e ressalta a importância de reforçar a cidadania entre os alunos.

“Nossa escola desenvolve várias atividades interativas para a educação dos alunos. Por essa razão, não poderíamos deixar de trabalhar a importância do respeito às sinalizações nas ruas com a programação da CTMac”, diz a diretora.

“Vou contar para minha mãe como foi divertido brincar e aprender as regras de trânsito”, contou o aluno João Pedro, do 5º ano do Ensino Fundamental.

*Estagiário sob supervisão da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá.