CTMac recebe visita técnica da Superintendência de Transporte e Trânsito de Santana

Órgãos pretendem montar plano de trabalho integrado para facilitar a fluidez do trânsito nas duas cidades.

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

Nesta quinta-feira (18), a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) recebeu uma visita técnica da equipe da Superintendência de Transporte e Trânsito de Santana (STTrans). O encontro permitiu conhecer o planejamento operacional de transito, trabalhos diários, além dos diversos sistemas on-line e o monitoramento por câmeras operado em Macapá, para um futuro termo de cooperação técnica em Santana.

O diretor-presidente da CTMac levou os visitantes para conhecer o Centro de Controle de Operações (CCO), que atualmente funciona com 20 câmaras de alta resolução com PTZ e sistemas integrados utilizados, além dos sistemas de semáforos utilizados na capital e o setor de engenharia de tráfego responsável pelos projetos e trabalhos de ordenamento de trânsito para melhorar a mobilidade urbana na capital.

Durante o encontro, Marcílio Dantas explicou detalhadamente como os sistemas são integrados para realização das ações diárias, enfatizado pontos críticos como autuação, equipamentos semafóricos, monitoramento eletrônico, sinalização, engenharia de tráfego e o planejamento estratégico.

“A troca de experiências com outros municípios é muito importante para que possamos nivelar os conhecimentos e termos mais subsídios para a construção de novos projetos conjuntos e, assim, aprimorar os trabalhos diários da CTMac, que precisam lidar com uma quantidade grande de veículos do município vizinho e eles com os nossos”, afirma Marcilio.

Ainda segundo o gestor, a Prefeitura de Macapá está de portas abertas para receber municípios para cooperação técnicas e compartilhamento de boas práticas de mobilidade urbana, melhorando o trânsito não só da capital, mas dos demais municípios do estado.

O superintendente de Transporte e Trânsito de Santana, Ivo Giusti, afirmou que conhecer os sistemas implantados pela CTMac, que funcionam de forma dinâmica e inovadora, assim como as ações de planejamento das ações, é um modelo a ser seguido.

“Nossa meta é a participar do Fórum que será proposto por Macapá para desenvolvermos planos que integrem os órgãos municipais de trânsito do estado”, explica Ivo.