CTMac fiscaliza e retira publicidades fixadas em sinalizações de trânsito

Proibições quanto ao uso desses conteúdos estão presentes nos artigos 81 a 84 do Código de Trânsito Brasileiro

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) inicia nesta segunda-feira (12) uma ampla fiscalização nas vias da capital para retirada de publicidade, inscrições, legendas e simbolos que estejam anexadas as sinalizações de trânsito .

As proibições quanto ao uso desses conteudos estão presentes nos artigos 81 a 84 do Código de Trânsito Brasileiro, que proíbem a colocação de luzes, publicidade, inscrições, vegetação e mobiliário que possam gerar confusão, interferir na visibilidade da sinalização e comprometer a segurança do trânsito.

Os artigos ressaltam ainda a proibição de qualquer tipo de publicidade, inscrições, legendas e símbolos que não se relacionem com a mensagem da sinalização.

Na ação, os agentes de trânsito irão retirar ou determinar a imediata retirada de qualquer elemento que prejudique a visibilidade da sinalização viária e a segurança do trânsito.

O diretor da CTMac, Paulo Barros, explica que a intenção é eliminar a poluição visual no trânsito, que vem tirando a atenção das pessoas durante os percursos, aumentando consideravelmente a possibilidade de acidentes.

” Infelizmente alguns cidadãos ignoram a importância da sinalização e colocam cartazes, faixas e adesivos nas placas de trânsito ao longo das vias, principalmente no centro de Macapá, interferindo diretamente a leitura da placa e comprometendo a segurança. Portanto, é importante que todos tenham conhecimento da proibição de afixar sobre a sinalização ou suportes, ou junto a ambos, qualquer tipo de publicidade”, afirma Paolo Barros.

Quem utiliza as placas para promover qualquer tipo de publicidade desrespeita os princípios da clareza, da visibilidade e da legibilidade, pois a sinalização precisa transmitir mensagens objetivas e de fácil compreensão a uma distância necessária em tempo hábil para a tomada de decisão.