Cruzamentos da rua São Paulo em Macapá ganham reforço com sinalização de área de conflito; entenda

Marcação é representada por um quadriculado amarelo; infração é considerada grave.

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

Quatro cruzamentos da rua São Paulo foram sinalizados | Foto: CTMac/PMM

A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) finalizou a implantação de uma nova sinalização horizontal na capital, chamada de Marcação de Área de Conflito (MAC). A pintura foi feita nos cruzamentos da rua São Paulo com as avenidas Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba, que são ordenados por semáforos.

A marcação é representada por um quadriculado amarelo, que delimita a área de conflito onde não pode ser ocupada por carros e motocicletas. As vias escolhidas foram definidas após levantamentos e estudos técnicos, que identificaram grande fluxo de veículos que constantemente fechavam os cruzamentos, deixando o trânsito lento.

O diretor-presidente da CTMac, Andrey Rêgo, explica que em nenhuma hipótese os motoristas devem parar ou estacionar os veículos sobre a área demarcada.

“Estacionar nas áreas de conflito é considerado infração grave. Uma simples parada, caracteriza interrupção da área sobre o espaço demarcado. Os infratores serão multados, perderão pontos na habilitação e faremos a remoção do veículo”, explica o gestor.

O comerciante Jailton Rodrigues tem um empreendimento na rua São Paulo, onde a sinalização foi realizada. Ele conta que o trânsito é intenso no perímetro e que com a demarcação vai ficar mais fácil a locomoção de veículos e até pedestres.

“Geralmente os motoristas não respeitam os semáforos, causando transtornos e acidentes. Nossa expectativa é que agora essa realidade mude e que o trânsito nesse trecho se torne mais seguro para todos”, concluiu.

Multa
Parar em cima da marcação da área de conflito é infração que rende cinco pontos na carteira e multa de R$ 127,00, além da remoção do veículo conforme o artigo 182, inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Via tem grande fluxo de veículos que constantemente fechavam os cruzamentos | Foto: CTMac/PMM