Crianças e adolescentes são atendidas em ação de emissão de laudos no Centro de Atenção Psicossocial Infantil

Todos os atendimentos foram realizados por agendamento para melhor recepcionar essas crianças e adolescentes

Por Fernando Tavares - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Projeto-piloto Ação Capsi | Foto: Fernando Tavares/PMM

Na manhã deste sábado (23), a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou a última ação de emissão de laudos, no Centro de Atenção Psicossocial Infantil – Capsi. O objetivo da ação é possibilitar a busca por garantias de direitos das crianças e adolescentes nas instituições educacionais e no Instituto Nacional de Seguro Social – INSS. 

O laudo é o primeiro passo para que as famílias acessem os direitos como aposentadoria do INSS, garantias nas escolas com Atendimento Educacional Especializado. – AEE, acompanhante, dentre outros benefícios.

O acompanhamento desses pacientes aconteceu há semanas, para poder chegar no diagnóstico, pois alguns transtornos têm similaridades.

A atividade possibilitou 12 laudos de crianças e adolescentes que precisam de acompanhamento especial. A dona de casa Eliane Silva, mãe da Izabela, estava buscando o laudo da filha com TEA.  

‘’Esse laudo vai garantir direitos como acompanhante, benefícios e terapias que minha filha necessita’’, disse. 

Erica Aymoré, secretária municipal de Saúde, falou da relevância do diagnóstico para essas crianças com suspeitas de TEA. 

‘’O laudo definitivo destas crianças é importante não somente para elas, mas também à família e à escola, visto que, serão inseridas no ano letivo de 2024, com laudos em mãos’’, relatou.  

Erica Aymoré, secretária municipal de saúde | Foto: Fernando Tavares/PMMM

Todos os atendimentos foram realizados por agendamento para melhor recepcionar essas crianças e adolescentes.  

Sobre o Caps

O Capsi é uma política pública que atende pacientes com transtornos graves e persistentes de saúde mental, como depressão, esquizofrenia e ideias suicidas. Entretanto, está realizando o projeto-piloto ‘Ação Capsi’ para atendimentos e diagnóstico de TEA. 

Confira mais fotos