Crianças e adolescentes atendidos no Centro de Atenção Psicossocial Infantil de Macapá participam de ‘arraiá junino’

Unidade é a referência municipal em atendimento psicossocial para crianças e adolescentes de 3 a 18 anos.

Por Claudia Leão - Secretaria Municipal de Saúde

Patrícia Pinheiro Araújo acompanhada do filho Davi Luca | Foto: Ana Cleide Torres/PMM

O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) promoveu nesta quarta-feira (29), o “Arraiá do Capsi” para crianças e adolescentes atendidos na unidade. Com quadrilha, desfile para a escolha de miss e mister caipiras, a programação divertiu os pequenos com brincadeiras e distribuição de lanches durante todo o dia.

Para Patrícia Pinheiro Araújo, de 28 anos, que recebe o acompanhamento do filho pela unidade, a festa junina para as crianças é uma forma de fortalecer a interação com os colegas através das brincadeiras.

“Ele acordou cedo é bastante empolgado, e olha que não é fácil essa interação com os amigos, apesar de estar há três anos sendo atendido. Crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade precisam de um pouco mais de cuidado e acompanhamento direto, aqui ele tem tudo isso, tem ajudado bastante”, disse emocionada.

Crianças brincaram e dançaram durante festa junina | Foto: Ana Cleide Torres/PMM

Para abranger os pacientes que recebem atendimentos nos turnos da manhã e tarde a festa aconteceu em ambos os horários.

“Nosso objetivo é sempre fazer o melhor, trabalhar com desenvolvimento da criança, aguçando e estimulando a curiosidade, a festa além de tudo é um momento de lazer entre pais, filhos e trabalhadores do centro”, destaca a diretora da unidade, Auracilene Rocha.

Capsi
Com uma média de 80 atendimentos diários, o Capsi é a referência municipal em serviço psicossocial para crianças e adolescentes de 3 a 18 anos. A unidade conta com equipe multiprofissional composta por médico, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro com a oferta de consultas e terapias individuais e em grupo, além de oficinas terapêuticas.