Crianças de creche em Macapá aprendem a preservar o meio ambiente com brinquedos feitos de lixo

Aula de educação ambiental aconteceu nesta quinta-feira (9), na Creche Tio Markel.

Por Bruno Monteiro - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Ação educativa nas escolas é desenvolvida pela Secretária Municipal do Meio Ambiente | Foto: Junior Dantas/PMM

Com olhares atentos, as crianças da Creche Tio Markel, no bairro Novo Horizonte, na zona norte de Macapá, apreenderam nesta quinta-feira (9) a preservar o meio ambiente reutilizando lixo e transformando-os em produtos úteis e bonitos usando a criatividade.

A ação educativa nas escolas é desenvolvida pela Secretária Municipal do Meio Ambiente (Semam). As equipes levam palestras, e expõem artigos feitos de plástico, papel e garrafa pet, incentivando a reciclagem de resíduos sólidos.

Carros, aviões, vasos, bolsas e até um “cachorrinho” foram construídos a partir de lixo, o que impressionou a turma. A meta é ensinar, ainda na infância, soluções sustentáveis de preservação da natureza.

“O projeto de educação ambiental vem para incentivar as crianças a, desde pequenas, reciclar materiais e preservar a natureza. A intenção é ensiná-las que os objetos que comumente são jogados fora podem ser usados para fazer brinquedos e outros utensílios”, declarou Marcelo Oliveira, secretário municipal do meio ambiente.

“Quando a criança concebe desde cedo o hábito de jogar o lixo na lixeira, por exemplo, ela leva isso para a vida toda e ajuda a conservar os ambientes limpos”, ressalta a professora Nelcilene Santos, de 27 anos.

A educadora ambiental da Semam, Nilda Almeida, conta que os objetos são produzidos na própria secretária, que também é ponto de coleta de resíduos que podem ser reciclados.

“Trabalhamos com eles materiais que, normalmente, são despejados e mostramos que eles podem reaproveitá-los para fazer brinquedos. Trouxemos alguns para exemplificar, como carrinhos e aviões feitos com garrafas pet e tampinhas”, explica.

Pontos de coleta
Produtos recicláveis podem ser recolhidos nos prédios da Semam e no Horto Municipal da capital para serem utilizados em ações de reciclagem e educação ambiental promovidas pela Prefeitura de Macapá.

Garrafas pet, revistas e papelão são transformados em vasos para plantas, porta-objetos e itens de decoração. Os materiais devem ser entregues limpos e durante o horário comercial.

Serviço
A Semam está localizada na Rua Raimundo Ozanan, nº 23, bairro Central (na frente a praça Floriano Peixoto). Já o Horto Municipal fica na Rua do Horto Municipal, nº 1621, bairro Jardim Felicidade I. Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Garrafas pet, revistas e papelão são transformados brinquedos e itens de decoração | Foto: Junior Dantas/PMM