Creche Tia Raimunda é a 5ª creche a ser entregue pela Prefeitura de Macapá

Fotos: Cleito Souza

A Prefeitura de Macapá sempre inovou no que diz respeito ao ensino-aprendizagem de seus alunos, por meio de novas metodologias ativas de ensino. Foi com essa proposta que o Município entregou nesta quarta-feira, 23, a Creche Tia Raimunda, localizada no bairro Renascer, na zona norte da capital.

“Nossa família está muito feliz e só temos a agradecer em poder participar hoje da entrega de um lugar lindo como essa creche, que vai eternizar o nome da nossa mãe, é muito gratificante”, agradeceu emocionada a dona Edna Maria Almeida, filha da homenageada.

O nome da creche foi uma escolha da comunidade, uma homenagem a dona Raimunda Santana, que durante anos foi servidora da Escola Estadual Araçary Correa Alves, onde atuou como merendeira. “A decisão do nome foi uma escolha da comunidade, entre várias opções que surgiram. Dona Raimunda foi uma grande colaboradora da nossa comunidade, sempre disposta a ajudar e contribuir com todos, e que sempre se preocupou com a educação de nossas crianças. Então, nada mais justo que poder homenageá-la”, explicou a líder comunitária do bairro, Leila Viana.

A Creche Tia Raimunda terá capacidade para atender 150 crianças, de 3, 4 e 5 anos. Ela funcionará em horário parcial, pela manhã, das 7h30 às 11h30; e à tarde, das 13h30 às 17h30. A nova unidade escolar é a 5ª creche entregue pelo Município. Ela conta com 3 ambientes de aprendizagem (salas), 5 banheiros, sala de direção, coordenação pedagógica, secretaria, Sala de AEE, refeitório, cozinha, depósito e lavanderia.

Durante a entrega, a deputada federal Aline Gurgel parabenizou o prefeito e destacou a luta pela abertura do espaço. “Eu me sinto muito emocionada e feliz em testemunhar esse momento. Parabenizar a prefeitura por priorizar a primeira infância. Como coordenadora da Região Norte da Frente Parlamentar da Primeira Infância na Câmara dos Deputados, era uma grande reivindicação nossa que o Município pudesse abrir essas creches, e o prefeito sai desse mandato dando essa resposta para a população, entregando um espaço de qualidade e preparado para receber as crianças”, disse.  

A creche foi construída pelo Governo do Estado, por meio de recurso federal, proveniente de emenda do deputado Vinícius Gurgel. Ela foi repassada ao Município por intermédio de assinatura de um Termo de Cessão realizado entre o Governo Estadual e a Prefeitura de Macapá. “Esse foi um dos compromissos que eu fiz quando assumi a gestão. Ela foi construída pelo Governo do Estado, com uma emenda parlamentar do deputado Vinícius Gurgel, e nos foi repassada. Nós mobiliamos, equipamos e estamos entregando hoje para a população para já preparar a educação municipal para o próximo ano. Apesar de não continuarmos na gestão, deixaremos uma rede super estruturada, com escolas em boas condições, várias creches novinhas, coisa que quando assumimos não tínhamos no município; novos mobiliários e equipamentos de cozinha, centrais de ar e tudo que é necessário para que assim que possível o ano letivo possa iniciar”, ressaltou o prefeito Clécio Luís.

Conheça quem foi Raimunda Santana

Raimunda Santana nasceu em 3 de janeiro de 1941, na localidade do Bailique, Macapá/AP, sendo criada e educada por seus avós paternos. Teve uma criação rígida, não tendo oportunidade de frequentar a escola, pois tinha que trabalhar ainda criança para ajudar seus avós. Casou-se muito nova com Manoel Domingos de Almeida, com quem teve treze filhos. Desses treze filhos biológicos, apenas seis sobreviveram, adotou mais um filho.

Morou por muitos anos em Tracajatuba, vindo para Macapá em 1978. Sua força de vontade e determinação levaram à Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde concluiu com êxito o ensino fundamental e, posteriormente, o ensino médio. Na sua última gestação, teve uma menina com Síndrome de Down, Ediclene Santana de Almeida. Para educá-la buscou auxílio e orientação junto à Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae/AP). Na escola Apae, para acompanhar sua filha nesse processo, trabalhou como voluntária durante cinco anos.

D. Raimunda se tornou voluntária da Apae, servindo de referência para outras pessoas que ali ingressavam com seus filhos especiais, em busca de apoio para educá-los. Atualmente, sua filha caçula está sob os cuidados da irmã mais velha, onde recebe toda atenção e carinho.

Por sua dedicação e esforço, em 1992 conseguiu ingressar na Caixa Escolar da Escola Estadual Araçari Corrêa Alves, onde trabalhou como merendeira até 2005. Servidora exemplar, era amiga de todos e muito querida pelos colegas de trabalho, por ser uma pessoa humilde, honesta e sempre pronta a ajudar. Participava de grupo da terceira idade, onde se destacava na produção de artesanato.

Raimunda Santana faleceu no dia 14 de outubro de 2013, com 72 anos, em decorrência de uma complicação cerebral. Em vida, foi para seus filhos e netos um grande exemplo de mulher, mãe e avó. Para a sociedade, um exemplo de cidadã, que soube exercer seu papel com dignidade e solidariedade para com todos do seu convívio. Eternizada assim na memória e no coração de todos os seus familiares e amigos.

Secretaria Municipal de Comunicação

Karla Marques

Assessora de comunicação