Creas Cidadania: Oficina de Artesanato inspira mulheres a empreender

Oficina busca desenvolver novos talentos e incentivar o espírito de mulheres que buscam aprender novas habilidades e empreender através do artesanato

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Curso de artesanato ‘Oficina de Flores’ I Foto: Alexandra Gomes/PMM

O empreendedorismo feminino tem sido uma fonte de inspiração para muitas mulheres que buscam a independência financeira. E, nesta terça-feira (19) o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Cidadania promoveu uma oficina de artesanato de ‘Flores Desfiadas’ para mulheres assistidas pelo equipamento. 

Além da programação, o Creas Cidadania também recebeu a visita de membros do Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP) que estiveram no local como forma de estreitar laços entre as instituições e conhecer os espaços e o trabalho desenvolvido pelo serviço social do município.  

Após a visita, a titular da Promotoria da Infância e Juventude do MP, Dra. Fábia Regina, comenta que o trabalho do serviço social do município é de extrema importância para atuação do Ministério Público. “Este trabalho é importantíssimo para que o MP possa atuar enquanto instituição e salvaguarda das garantias dos direitos da sociedade de maneira geral”, complementou. 

A proposta da oficina é incentivar e abrir novas oportunidades no ramo empreendedor e geração de renda para mulheres que estão fora do mercado de trabalho. Neste sentido, o empreendedorismo feminino também possui seu papel de resgate social, restaurando a valorização, o lugar de direito das mulheres na liderança e criação de ideias na sociedade. 

Ana Cristina da Silva, de 47 anos, é pedagoga, mas a exemplo de muitas mulheres, está sem emprego e renda fixa. Apaixonada por artesanato, ela conta que encontrou na oficina de ‘flores desfiadas’ inspiração para empreender abrindo o próprio negócio com uso das redes sociais. 

“Achei maravilhosa esta oportunidade que o Creas Cidadania está nos dando, adoro artesanato e gosto de aprender novas habilidades. Além disso, através das redes sociais temos facilidade para vender nossos produtos”, destacou.  

A professora e artesã, Melissa Bastos, ministra a oficina ensinando o uso adequado do tecido a ser utilizado, corte, fiação e costura, técnicas de produção e valor que pode ser agregado com diferentes formas de uso do produto. 

“Atualmente o artesanato vem se expandindo no setor comercial a partir do empreendedorismo, além da geração de emprego e renda os produtos são bastante valorizados pela originalidade da produção artesanal. E aqui trabalhamos maneiras de essas mulheres se inspirarem a dar o primeiro passo, aprender”, explica Melissa.

Durante a oficina, também foi trabalhado com as mulheres a temática ‘Setembro Amarelo’ campanha de combate e prevenção ao suicídio por meio de incentivos aos cuidados com a saúde mental. O Creas trabalha a conscientização sobre o assunto, ajuda no acolhimento de pessoas que precisam de suporte emocional. 

O secretário municipal de Assistência Social em exercício, Nildo Nunes, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo Creas, como a oferta de oficinas que possibilitam geração de renda. “Além do apoio e acolhimento, é necessário mostrar novas oportunidades de recomeço para quem busca estabilidade financeira”, concluiu o gestor da pasta.  

Ao final da programação do Creas, também foram distribuídas cestas básicas para as mães de família assistidas pela unidade de atendimento vinculada a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).  

Confira mais fotos/ PMM