CRAS Amor realiza momento de leitura infantil para crianças com TEA

Atividade visa reforçar a importância da leitura infantil no desenvolvimento da criança

Por Aline Silva* - Secretaria Municiapl de Comunicação Social

Ação aconteceu no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Amor | Foto: Nágila Rocha/PMM

A Prefeitura de Macapá, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Amor, promoveu nesta sexta-feira (19) um momento interativo de leitura para crianças com espectro autista, que residem no Conjunto Habitacional Macapaba. Toda atividade ocorreu no prédio do Cras, localizado no bairro Infraero II, Zona Norte de Macapá.

Como fator crucial, a leitura infantil é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Ela estimula a imaginação, ajuda no processo da linguagem e a construir habilidades de comunicação e compreensão do mundo ao redor. Além disso, a leitura desde cedo cria uma base sólida de sucesso na educação e vida escolar.

Em alusão ao Dia do Livro e ao mês de conscientização do Autismo, a equipe do Cras organizou uma programação educativa e recreativa para as crianças do Macapaba e às assistidas pelo centro. Na ocasião, as crianças interagiram com os pais durante a leitura de histórias, brincaram e realizaram atividades com pintura.

Mônica Luane Dias Gama, 40 anos, é mãe atípica de uma adolescente de 15 anos e um menino de quatro anos, ambos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A dona de casa conta que foi convidada a participar da atividade juntamente com seu filho.

“É de uma grande importância trazer nossos filhos para interagir com outras crianças, e é gratificante vê-lo brincar e participar ativamente das tarefas. Esse momento é maravilhoso e serve como terapia ocupacional e seria perfeito se tivesse muitas outras vezes”.

Josinei Nunes da Silva, pedagogo do Cras Amor, explicou que o objetivo da programação é gerar inclusão e estimular o hábito pela leitura.

“A atividade de hoje é em alusão ao dia do livro, comemorado ontem, 18 de abril, e para aproveitar a celebração, nós, como equipe do Cras, estamos aqui trabalhando a questão literária e reforçando a importância do livro na vida dessas crianças, e é claro promovendo a inclusão delas”.

Suellen Farias, coordenadora do Cras Amor, afirmou com satisfação que a atividade atingiu suas expectativas e esclareceu que uma parte das crianças é atendida pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

“Na atividade de hoje, convidamos as crianças lá do conjunto Macapaba para nossa dinâmica, elas foram recebidas e acompanhadas com todos os cuidados necessários. Aqui, nosso foco foi promover a inclusão e a interação entre as crianças, os pais e profissionais, além disso, reforçar a importância da leitura infantil e desenvolver o interesse pela literatura”.


Aline Silva* – Estagiária sob supervisão da Secretaria Municipal de Comunicação Social