Cram itinerante de Macapá incentiva autocuidado em internas da penitenciária feminina

Ação desta quinta-feira (31), levou dinâmicas de valorização da mulher.

Por Bruno Nascimento - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

Dinâmica coletiva entre as interna da penitenciária feminina | Foto: Bruno Nascimento/PMM

Momentos de reflexão, autocuidado e fortalecimento incentivaram as internas da penitenciária feminina do estado, e buscar perspectivas mesmo privadas da liberdade. Nesta quinta-feira (31), profissionais do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram) promoveram várias dinâmicas.

A ação itinerante encerrou o “Elas em Movimento”, programação da Prefeitura de Macapá, que levou atendimentos de saúde, esporte, lazer e cidadania para mulheres durante todo o mês de março em vários pontos da capital.

Dinâmicas que estimulam o autocuidado e a valorização feminina envolveu 30 internas provisórias. Elas participaram de rodas de conversa, que reforçam o valor da coletividade, perspectiva de vida, mudanças necessárias e empoderamento.

“A gente tem o intuito de levar à essas mulheres as possibilidades de se reconstruirem e se enxergarem como potência. E a partir desse momento observarem suas vidas para além e projetar um caminho novo”, destaca a psicóloga do Cram, Auracilene Rocha.

A coordenadora da Penitenciária Feminina, policial penal Dayane Oliveira, contou a importância dessas ações no processo de mudanças dessas mulheres.

“É um momento ímpar, em que elas se sentem importantes, valorizadas, além de ser uma forma de fala, escuta e evolução pessoal. Mostrando também um leque de possibilidades e direitos que elas podem ser amparadas”, explica.

Cram Itinerante é uma força-tarefa composta pela equipe do Cram zonas sul e norte, que leva os serviços de atendimento psicológico, social e jurídico para mulheres que residem em bairros distantes da capital e distritos.

Centro de referência
O Cram é espaço atende mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar. Está localizado na rua Odilardo Silva, 844, no bairro Laguinho. O atendimento ocorre de segunda-feira à sexta-feira, de 8h às 18h e pode ser feito de forma presencial direta ou agendada pelo contato (96) 98813-6949.