Covid-19: Vigilância Sanitária realiza fiscalização nas funerárias de Macapá

A Vigilância Sanitária Municipal iniciou na quarta-feira (07) a fiscalização educativa e preventiva em funerárias da capital. As equipes verificam se os estabelecimentos cumprem com os protocolos exigidos para a realização dos velórios durante o período da pandemia de Covid-19 em Macapá.

No primeiro dia de fiscalização foram vistoriados nove estabelecimentos funerários. Desse total, sete foram identificados com serviços irregularidades. Entre as inconsistências estavam a falta de licença sanitária para o funcionamento e o não uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs).

Para a secretária municipal de Saúde, Karlene Lamberg, a ação é necessária para o cumprimento das normas de segurança no combate ao novo coronavírus. “Temos que respeitar as medidas e as fiscalizações são importantes e necessárias para superar esse período delicado de pandemia”, ressaltou.

A diretora da Vigilância Sanitária, Sarah Mendonça Lamarão, explica que, além da verificação das denúncias de funcionamento irregular, a equipe de fiscalização observou que os locais não obedeciam aos protocolos estabelecidos, como a disponibilização de álcool em gel, uso de máscara no ambiente interno do espaço, falta de sabão líquido e papel toalha e local adequado para higienização das mãos.

“Precisamos garantir que todos os estabelecimentos estejam cumprindo rigorosamente os protocolos e as funerárias, nesse momento de pandemia, precisam estar atentas para evitar a contaminação, visto que os profissionais dessa área estão expostos diariamente ao vírus”, afirmou Sarah.

Todos os proprietários das funerárias fiscalizadas que apresentaram irregularidades terão um prazo estipulado para regularização do estabelecimento. No retorno aos estabelecimentos, será verificado se os requisitos solicitados foram atendidos e caso contrário, novas medidas serão tomadas.

Cristiane Mareco
Secretaria Municipal de Saúde