Covid-19: Vacinação avança nas comunidades quilombolas de Macapá

Nesta segunda-feira (5), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 nas comunidades quilombolas do Abacate da Pedreira e Conceição do Macacoari. Ao todo 110 pessoas foram imunizadas na faixa etária de 59 a 50 anos.

A subsecretária de Vigilância em Saúde, Nayma Picanço, ressalta a importância da vacinação para as comunidades tradicionais. “Essas comunidades ficam mais afastadas do centro da cidade e, por isso, é importante realizarmos ações específicas para este público. Cada dia avançamos mais na imunização de ribeirinhos e quilombolas, e esperamos imunizar o máximo de pessoas”, afirma.

Dona Raimunda Pimentel, de 56 anos, recebeu a sua dose na Unidade Básica de Saúde do Abacate da Pedreira e explica que a imunização é uma esperança para a população quilombola. “Nossa população faz parte das raízes do Amapá. Poder ser vacinada hoje é um momento de alegria e alivio para todos nós. Torço para que todos possam receber suas doses da vacina também”, conclui.

A enfermeira Lilian Ramos, responsável pela vacinação, fez questão destacar a emoção de poder compartilhar esse momento com a população. “É gratificante ver nos olhos das pessoas a felicidade e esperança. A cada gesto de carinho e agradecimento, me sinto mais forte para continuar vacinando as pessoas. Nesse momento tive a certeza que estou na profissão certa”, afirma a enfermeira.

Morador da comunidade quilombola Conceição do Macacoari, Manoel Jesus, registrou o momento e explicou que a vacina é muito importante para a população quilombola de Macapá. “Só através da vacina a população quilombola de Macapá poderá voltar a sua vida normal. Eu pedi muito a Deus para ser vacinado e hoje minha vontade foi atendida”, finalizou.

Cristiane Mareco
Secretaria Municipal de Saúde