Coordenadoria de Mulheres busca recursos para execução de projetos em Macapá

Encontro aconteceu na Assembleia Legislativa para apresentação do projeto Mulheres que Fazem e Cram Itinerante.

Por Rafaelli Marques - Secretária Municipal de Direitos Humanos

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Semdh) mantém uma série de encontros com parlamentares a fim de solicitar recursos para projetos da Coordenadoria Geral de Políticas Públicas para Mulheres (CGPPM) da pasta.

Na terça-feira (9), o representante da deputada estadual Cristina Almeida, Kelson Vaz, recebeu os gestores municipais.

O objetivo de adquirir barracas para o projeto Feira Colaborativa de Mulheres que Fazem e de um automóvel para o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram).

Com intuito de garantir emenda parlamentar impositiva, que auxilia na realização das atividades dos projetos, a reunião serviu para apresentação das ações e necessidades que precisam ser solucionadas para a execução das duas atividades.

O projeto contempla cerca de 20 mulheres – artesãs de diversos segmentos, com o intuito de incentivar a autonomia econômica e empoderamento.

Exposições e vendas são realizadas em eventos municipais, as quais muitas montam estande de maneira improvisada, o que, por vezes, gera dificuldade, principalmente no inverno. Desta forma a aquisição de barracas garantirá conforto e segurança, explicou a coordenadora da CGPPM, Simone Ferreira.

“Nossas artesãs, que realizam um belo trabalho, precisam de uma estrutura mais adequada para a comercialização e realização das suas atividades. A aquisição desse material seria a alternativa que solucionaria essa dificuldade”, pontuou Simone.

Na ocasião, além do projeto ‘Mulheres que Fazem’, foi apresentado ainda o  Cram itinerante, que tem o intuito de levar ações para de concientização e combate à violência para comunidades, assim como orientação às vítimas que forem identificadas. No entendo, como destaca a coordenadora municipal de Políticas para as Mulheres, é necessário um carro que sirva de unidade móvel para  realização.

“O Cram itinerante é um projeto que visa ajudar ainda mais as mulheres vítimas de violência em seus diversos âmbitos de vulnerabilidade. Uma unidade móvel própria do Centro aumentaria o número de mulheres atendidas pelos nossos serviços no município e distritos, além de garantir mais segurança às vítimas”, relatou.

O projeto de aquisição das barracas está orçado em R$ 40 mil e  para a compra do carro em R$ 70 mil. O chefe de gabinete Kelson Vaz se dispôs a encaminhar o projeto à parlamentar para os encaminhamentos necessários.