Coordenadores pedagógicos de Macapá participam de treinamento para reforçar Educação Especial

Encontro reuniu profissionais da educação infantil para apresentar ferramentas de controle de qualidade.

Por Léo Nilo* - Secretaria Municipal de Educação

Os coordenadores pedagógicos da Educação Infantil municipal participaram do encontro | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

Na tarde desta sexta-feira (26), os coordenadores pedagógicos da Educação Infantil participaram de uma capacitação para fortalecer o atendimento a estudantes com deficiência da rede municipal. A programação foi realizada em parceria com o Instituto Perkins Internacional, e aconteceu no auditório da Macapá Previdência (MacapaPrev).

Mais de 20 coordenadores participaram da formação, que teve como objetivo ensinar novas ferramentas para garantir a qualidade do Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas. 

Para a coordenadora pedagógica da Creche Tio João, Sami Cristina, esses encontros são muito importantes para o planejamento escolar, pois garantem que a rede municipal ofereça o melhor atendimento para os diversos estudantes com deficiência.

“Com essas novas ferramentas, nosso trabalho fica muito mais fácil. Os indicadores de qualidade dão um norte para a gente, um direcionamento. Assim, a gente não fica solto e têm parâmetros para seguir”, comenta a profissional.

Sami Cristina, coordenadora pedagógica da Creche Tio João | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

Os indicadores de qualidade são uma série de perguntas que avaliam desde a estrutura da unidade até o desempenho pedagógico. Baseado nas respostas, as equipes podem identificar os aspectos fortes e fracos dentro do AEE de cada escola, e promover soluções mais precisas.

Estas ferramentas de controle são desenvolvidas em parceria com o Instituto Perkins Internacional, organização americana que assessora a Prefeitura de Macapá no atendimento de estudantes com deficiência visual e múltipla. A representante do instituto no Brasil, Ana Lúcia Rago, apresentou o projeto aos coordenadores.

“Aplicando esta ferramenta, a gente consegue propor ações para avançar nas áreas mais frágeis. Como formações, adaptação de materiais para uma criança com deficiência múltipla, adaptação do ambiente para aumentar a acessibilidade e entre outras. Tudo com o objetivo de atender melhor as crianças com deficiência”, explica Ana.

A Divisão de Educação Especial, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), também vai promover encontros com os coordenadores pedagógicos das escolas de ensino fundamental e com os professores do AEE. A expectativa é que as ferramentas de controle de qualidade sejam implementadas já em 2023, em toda a rede municipal.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação.