A Prefeitura de Macapá avança na construção de parquinhos nos bairros Coração, na zona oeste e Chefe Clodoaldo, na zona sul. Os espaços contam com uma área específica para leitura e plantio de mudas, visando o desenvolvimento de crianças através da educação, além de incentivar a consciência ambiental.
Os brinquedos são construídos em madeira de lei e também terão gangorra, balanços, escorregador e área de escalada. A entrega deve ser feita à comunidade ainda durante o mês de maio. Segundo o subsecretário de Obras, Ivy Vasconcelos, essas intervenções urbanas transformam espaços que não eram utilizados em locais mais atrativos para a população.
“Todas as crianças tem direito ao lazer. E, além de garantir isso, nossos parquinhos municipais terão um espaço para incentivo à leitura e ao plantio, além do cuidado consciente de plantas. Estamos trabalhando por uma cidade mais acolhedora”, disse.
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob), serão construídos ao todo, seis parques no primeiro lote da iniciativa, ocupando uma área de 37,5m². Também devem ser contempladas a Ponte do Jarbas, no bairro Jardim Felicidade; Travessa G, no bairro Jardim Marco Zero; Rua Raimundo Nobre, no Universidade; e Avenida das Orquídeas, no Cidade Nova.
Essas obras serão custeadas com recursos enviados pelo senador Lucas Barreto, através de transferência especial em 2021, no valor de R$ 200 mil. Os parquinhos em área de ressaca contarão com contrapartida municipal para construção da base e fundação.
Os parquinhos contemplam o projeto de revitalização de espaços públicos, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular, em parceria com outras pastas, como Obras e Infraestrutura, Meio Ambiente e Iluminação.