Construção da UBS Vila Progresso vai ampliar serviços de saúde no arquipélago do Bailique

A Unidade de Saúde já tem mais de 40% dos serviços concluídos. A previsão de entrega é em 45 dias. A nova UBS irá ampliar os atendimentos de atenção básica no arquipélago.

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

A comunidade do arquipélago do Bailique ganhará uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS).  A construção da UBS Vila Progresso avança com mais de 40% dos serviços concluídos. Nessa etapa são executados os serviços de fundação e a fabricação da estrutura metálica. A edificação segue o mesmo modelo construtivo de outras obras da área da saúde a partir de painéis pré-moldados.

O novo equipamento irá ampliar os serviços de atenção básica, garantindo o acesso à saúde, apoio para enfermeiros e técnicos das equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF) e atendimento médico mais próximo da comunidade.

De acordo com o subsecretário de obras, Ivy Vasconcelos, o principal desafio para a construção é o acesso para a ilha, já que os materiais precisam ser transportados seguindo o cronograma das etapas de construção.

“Precisamos transportar todo o material de barco porque infelizmente não podemos fabricar os materiais no local. Então, montamos uma logística de apoio para cumprir o prazo de entrega que é em 45 dias. Apesar dos desafios, estaremos juntos inaugurando uma UBS que vai atender com dignidade as várias comunidades ribeirinhas do Bailique”, disse o subsecretário.

Obra
A obra é executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) com recursos do Ministério da Saúde enviados pelo senador Davi Alcolumbre (DEM/AP), no valor R$ 841 mil, mais contrapartida municipal de R$ 386 mil.

A UBS tem tamanho de porte 2 das normativas federais do Ministério da Saúde, com uma área construída de 364,34m². Conta na sua estrutura com almoxarifado, salas para expurgo, esterilização, administrativa, vacina, atividades coletivas, observação, curativo e inalação. Além de banheiros com acessibilidade, recepção, cinco consultórios médicos, dois consultórios odontológicos, depósito de resíduos contaminados, comuns e recicláveis.

Modelo Construtivo 
A construção com materiais pré-moldados permite reduzir o tempo de construção. É termoacústico, o que garante isolamento térmico, maior durabilidade e resistência ao fogo. Tem fácil manutenção e o conjunto em estrutura metálica com painéis é mais leve do que concreto e alvenaria, o que torna as fundações mais simples e rápidas de serem executadas.

“Apesar do tempo de construção da UBS Vila Progresso ser maior em relação a outras unidades com o mesmo modelo construtivo, ainda assim é mais rápida do que uma construção de alvenaria. A durabilidade do material escolhido é outro destaque, se a construção fosse de madeira ou alvenaria, as manutenções seriam constantes por causa da umidade”, finalizou o  gestor.