‘Conhecimento que levamos para a vida profissional e pessoal’, diz jovem na 1ª Jornada de Aleitamento Materno de Macapá

Silvia Kaylla, 21 anos, é acadêmica de enfermagem e participou do primeiro dia de evento nesta terça-feira (23).

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Saúde

Acadêmica de enfermagem Silvia Kaylla aproveitou a programação | Foto: Renato Costa/Semsa

A “1ª Jornada Municipal de Aleitamento Materno” (Jomam) realizada pela Prefeitura de Macapá reuniu profissionais da saúde, estudantes e servidores para falar da importância da amamentação na vida de mãe e filho. A abertura do encontro aconteceu nesta terça-feira (23).

Ao 21 anos, a jovem acadêmica de enfermagem, Silvia Kaylla, reforçou que as palestras e vivências apresentadas pelos profissionais durante o encontro, servirão não só para prepará-la para a profissão, como também, para quando pensar em ser ter um filho.

“Como estudante é um aprendizado extra que a gente não tem dentro da faculdade. Esse é um conhecimento que podemos levar para nossa vida profissional e pessoal”, conta.

A programação, que faz parte do Agosto Dourado, mês de incentivo à amamentação, segue nesta quarta-feira (24), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O tema é “Fortalecer a amamentação educando e apoiando”.

Alexssandro Wallace apresentou o ‘Pré-natal do acompanhante como incentivador e apoiador’ | Foto: Renato Costa/Semsa

A secretária municipal de Saúde, Erica Aymoré, abriu o evento explicando o porquê de apoiar o aleitamento materno. Em seguida, o coordenador da Saúde do Homem de Macapá, Alexssandro Wallace, apresentou o papel do acompanhante da grávida durante o pré-natal, discutindo a importância do pai no período de amamentação do bebê.

Entre outros destaques do primeiro dia da Jornada estão as palestras ‘Amamentação como parte da boa nutrição e redução das desigualdades’ e ‘Como criar grupos de apoio à amamentação’.

“Essa é uma Jornada de grande importância para a conscientização das mulheres e temos como objetivo sensibilizar os profissionais de saúde e estudantes sobre a importância de incentivar a amamentação no seu trabalho diário para fortalecer esta causa tão importante”, enfatizou Larissa Moraes, coordenadora de Saúde da Mulher de Macapá.

Agosto Dourado
A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, o que se tornou um laço simbólico. A iniciativa visa dar visibilidade e destacar a importância da amamentação e incentivando a trabalhar o tema na prática.

Nesta quarta-feira (24), a programação continua a partir das 8h30 no auditório do Senac e segue até o final da tarde. Confira a programação aqui.