Confira seis curiosidades sobre o Bioparque da Amazônia, em Macapá

Parque funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h. Bilheteria encerra às 16h20.

Por Aline Paiva - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Bioparque é um espaço natural que reflete as belezas amazônicas | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

Imagine um espaço natural cercado de vegetação nativa da região norte, com trilhas ecológicas e casa na árvore? Um pedacinho dessa biodiversidade segue preservado no Bioparque da Amazônia, que conta com 107 hectares de floresta dentro da área urbana de Macapá.

Localizado na rodovia Josmar Chaves Pinto, antiga JK, o parque funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h. A bilheteria encerra às 16h20. Os ingressos custam R$ 10,00 a inteira e R$5,00 a meia. A entrada é gratuita para idosos a partir de 60 anos e crianças até 5 anos.

O Bioparque é a pedida perfeita para momentos de contemplação da natureza. Para quem está de bobeira ou deseja um passeio com a família, que tal aproveitar o maior parque da região?

Acompanhe sete curiosidades sobre o espaço natural:

1. Casa na Árvore
A sensação de estar nas alturas, de ouvir o canto dos pássaros bem mais próximo, além da observação da movimentação do parque, é possível na Casa da Árvore. O espaço construído sobre troncos de angelim e massaranduba e com materiais leves, fica a três metros de altura do chão.

Localizada na Trilha Guarda-Parque, a Casa na Árvore tem capacidade para 10 a 15 pessoas, sendo um local ideal para um passeio divertido e inusitado com a criançada.

2. Artesanato
A arte de reproduzir as belezas da fauna e flora da Amazônia está disponível no Bioparque. O talento de transformar as riquezas naturais em produtos artesanais é feito pelas artesãs que trabalham na unidade.

O visitante pode levar para casa uma lembrancinha dos animais do parque em crochê, como peixe-boi, onça, quati, jacaré, cobra e outros. Além de biojoias, chaveiros, filtros dos sonhos, sandálias e acessórios. As barracas de artesanato estão localizadas na área comum do parque, próximas à praça de alimentação.

Barraquinhas de artesanato fixo ficam localizadas próximo da praça de alimentação | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

3. Bosque do Quati
O Bosque do Quati é um espaço natural dedicado aos animais, que são conhecidos por sua cabeça triangular, nariz pontudo, pelagem avermelhada e cauda listrada em formato de anel. O local fica na Trilha Pau-Brasil, nas proximidades do logradouro do jacaré.

Lembrando que no parque os quatis vivem soltos na vegetação nativa, sendo comum durante a caminhada observar os bichinhos correndo de um lado para o outro.

4. Ecótono
A conversação da biodiversidade no Bioparque é um dos pontos chaves. O visitante poderá vivenciar três paisagens diferentes, um contato mais próximo com biomas fronteiriços.

O ecótono é isso tudo! O espaço natural é um encontro entre ecossistemas, formado por floresta de terra firme, cerrado e campos inundados (áreas de ressaca).

Ecótono é um encontro entre ecossistemas | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

5. Orquidário
Quem não ama orquídeas? O Bioparque também tem o ecoatrativo específico destinado a admiração das plantas, o Orquidário Municipal Terezinha Chaves. O espaço recheado de espécies nativas da amazônia fica ao lado da maloca central do parque.

As plantas também são destaque na Trilha das Orquídeas, que está em fase transformação, mas já são visíveis as espécies nativas da Amazônia expostas livremente nas árvores durante o percurso.

6. Trilhas ecológicas
Divididas entre terrestres e aquática, as trilhas ecológicas disponíveis para a prática de caminhadas, contemplação do corredor da biodiversidade amazônica, observação dos animais e passeio de canoa, com a opção de auxílio de monitores.

  • Trilha Guarda-Parque é a maior na modalidade terrestre, com 4 quilômetros de extensão;
  • Trilha Central possui um calçamento em blocos de concreto, com piso tátil direcional, facilitando a acessibilidade de pessoas com dificuldade de locomoção e visual;
  • Trilha Sacaca recebe este nome em homenagem a Raimundo dos Santos Souza, o mestre Sacaca. O trajeto de 700 metros;
  • Trilha Aquática contempla 2, 6 quilômetros que pode ser percorrida de canoa;
  • Trilha da Onça abrange 330 metros. Nela o visitante pode conhecer o logradouro da Onça Pintada e corredor natural de orquídeas nativas;
  • Trilha Pau-Brasil concentra grande parte dos logradouros com os animais que habitam o parque. Possui 330 metros de distância.
Mapa com todos os espaços do parque fica na entrada da unidade | Foto: Adevaldo Cunha/PMM