Confira o que abre e fecha na Prefeitura de Macapá no feriado de Cabralzinho

Serviços essências funcionarão de forma normal. Todos os dispositivos retornam ao padrão na quinta-feira (16)

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Feriado de Cabralzinho, dia 15, órgãos da Prefeitura terão funcionamento modificado | Foto: Arthur Alves/PMM

Na quarta-feira (15), a Prefeitura de Macapá vai alterar o funcionamento de órgãos da administração pública municipal em função do feriado em homenagem ao Francisco Xavier da Veiga Cabral, o “Cabralzinho”.

Cabralzinho é considerado herói por ter sido um dos combatentes que lutou para impedir invasões francesas em terras amapaenses, na antiga vila de Espírito Santo, atual município de Amapá.

Veja o que abre e fecha no atendimento público:

Mercado Central
As atividades do Mercado Central funcionam em horário normal no feriado. O local abre 7h e fecha às 18h.

Bioparque da Amazônia
O Bioparque da Amazônia, espaço voltado a contemplação da natureza e ao turismo de aventura, também segue com funcionamento normal, de 9h às 17h, na Rodovia Josmar Chaves Pinto (antiga JK). A bilheteria encerra às 16h20 e crianças até 5 anos e idosos a partir de 60 anos têm entrada livre.

Vacinação
A vacinação conta a Covid-19 e demais doenças estará suspensa nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no feriado. A oferta dos imunizantes retorna na quinta-feira (16), nas UBSs da capital e pontos itinerantes.

Shopping Popular
O Shopping Popular, instalado na Avenida São José, no centro comercial de Macapá, reúne uma série de produtos que vão de acessórios a roupas e assistência técnica. O espaço terá um horário diferenciado de funcionamento durante o feriado, das 8h às 14h.

Unidades Básicas de Saúde
No feriado, apenas as UBSs que atendem casos de urgência e emergência funcionarão. Dessa forma, o atendimento será da seguinte forma:


UBS Perpétuo Socorro: 24h

UPA Buritizal: 24h

UBS Marabaixo: 7h às 1h

UBS Marcelo Cândia: 7h às 1h

UBS Pedro Barros: 7h às 1h

Transporte público
Durante o feriado, terá funcionamento de 100% frota de ônibus que atende a capital funcionará das 6h às 23h30, com a tarifa social no valor de R$ 1,85. A medida é regulamentada pela Lei 167/2009, que determina a cobrança de meia passagem a todos os passageiros nos ônibus municipais aos domingos e feriados.

Secretarias e demais órgãos do município que prestam serviços ao cidadão, como emissão de documentos, não funcionarão.

Centros de referência
Os centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e em Assistência Social (Cras) não terão atendimento ao público durante o feriado, assim como a Casa do Bolsa.


Todos os espaços com atendimento suspenso durante o feriado de Cabralzinho retornarão com a atividades na quinta-feira (16), em horário normal.