A Prefeitura de Macapá realizou serviços em 41 pontos de iluminação pública das comunidade rurais São Benedito do Pacuí e Quilombo Lago do Papagaio, substituindo os materiais antigos por luminárias de LED. O trabalho foi realizado por duas equipes do programa Macapaluz, da Secretaria Municipal de Iluminação Pública (Semip).
Segundo o gestor da Semip, José Elia Rigamonti, os equipamentos em LED possuem alta eficiência energética e maior vida útil, além de baixo impacto ambiental. Outros benefícios dessa tecnologia são a durabilidade de até cinco anos, manutenção em menor escala, economia de aproximadamente 50% do consumo e luminosidade em cerca de 70%.
“Essa modernização da iluminação pública por luminárias de LEDs leva mais segurança às comunidades e gera economia para a Prefeitura, com reflexos na redução de consumo de energia elétrica e no aumento da eficiência energética”, explica o secretário.
Na comunidade São Benedito do Pacuí foram instaladas 26 luminárias e três refletores, além da manutenção em quatro 4 projetores. Já na região do Lago do Papagaio, foram inseridas oito novas luminárias de LED.
Ao todo, o programa já instalou mais de 500 pontos de iluminação pública a LED nas comunidades rurais e realizou a manutenção de mais de 2 mil locais em Macapá durante os últimos meses. A Semip ainda atua no combate ao furto de cabos e vandalismo, através de um canal de atendimento exclusivo para a população, pelo telefone (96) 99970-3923.