Moradores da comunidade Santa Luzia do Pacuí receberão o atual Centro Comunitário totalmente revitalizado. As 250 famílias residentes também ganharão o Espaço Família: um lugar para encontros, brincadeiras e entretenimento.
Nesta terça-feira (12), o chefe do Executivo, Dr. Furlan (Podemos), assinou Ordem de Serviço (OS) que autoriza a reforma e construção dos lugares. O distrito está localizado entre os municípios de Cutias e Itaubal, distante 1h35 minutos da capital Macapá. O principal meio de sobrevivência da população é a agricultura familiar – por meio da produção e venda da farinha – e a pesca.
A região rural está equipada com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Luzia do Pacuí e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Sebastião Rocha.
O centro comunitário foi construído em 1987 e abriga até 70 pessoas. A estrutura nunca recebeu requalificação. Segundo o presidente da Associação de Moradores de Santa Luzia, Jonas Tavares, as obras unirão mais os habitantes. “Nosso sentimento é de gratidão. Corremos e lutamos por um lugar de integração e socialização entre a comunidade. Os jovens poderão interagir e ocupar a mente com esporte e outros afazeres”.
Para a primeira-dama e titular da Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular, a reforma aumenta as chances para a prefeitura realizar ações sociais. Rayssa Furlan também frisou a importância da instalação do Espaço Família.
“Chegou para levar a cultura de movimentar as crianças para correr e brincar. Elas terão oportunidade para se divertirem com jogos que, até então, não faziam parte do cotidiano”, destacou.
O prefeito, Dr. Furlan, ressaltou que as intervenções na localidade gerarão renda e empregos – destinados, preferencialmente, às pessoas do distrito.
“Prefeitura tem dificuldade para captar recursos e realizar projetos. Contudo, os empecilhos não impedem o avanço e crescimento da nossa capital. São mais de 60 obras em execução. Nossa missão é levar os Espaços Família e os centros comunitários para todos os distritos. Vamos proporcionar à comunidade de Santa Luzia novas oportunidades que as pessoas não tiveram; de lazer, entretenimento e socialização das pessoas”, comentou.
Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) será a executora e fiscalizadora das atividades.
A associação possui 118,88 metros quadrados de área. Contará com copa, dois banheiros, um salão e uma área de serviço. Serão investidos R$ 364.550. Espaço Família terá mesas de xadrez, dama, dominó e ping pong; uma mesa de tênis; balanços; playground; brinquedos para Pessoas com Deficiência (PCD); escorregador; duas mesas de futmesa; gramado; alambrado e paisagismo.
O investimento para construção da área de lazer é de R$ 121.000. Ambos os valores são do Tesouro Municipal. A revitalização do centro comunitário servirá para reunir a comunidade em um ambiente moderno e seguro, onde a população dialogará sobre melhorias à região, bem como realizará festas, eventos, formações, reuniões e velórios, em caso de necessidade.
| Fotos: Jesiel Braga/PMM