Complexo do Araxá é palco para combates de Beach Boxe e Submission no segundo fim de semana esportivo do Macapá Verão 2023

Evento contou com mais de 50 atletas nas duas modalidades. As lutas ocorreram de forma simultânea das 16h às 20h

Por Wellington Barros - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Atletas durante combate de Beach Boxe | Foto: Karla Santos/PMM

A emoção de cada golpe e a vibração do público fizeram da tarde deste sábado (8), um espetáculo de artes marciais no Complexo do Araxá, Zona Sul da cidade. O evento realizado pela Prefeitura de Macapá fez parte da programação de esportes do Macapá Verão 2023.

Mais de 50 atletas das duas modalidades participaram do evento que além de premiar com medalhas e cinturões também fez a entrega de prêmios em dinheiro para os competidores que venceram.

Foram 18 combates na 1° edição do Desafio Submission nas mais diversas categorias, tanto no naipe feminino quanto no masculino.

Submission é uma forma de competição e um termo geral utilizado para artes marciais e desporto de combates que se concentram em clinch (lance em que os lutadores se agarram durante a luta, um prendendo o braço do outro sob o seu próprio braço) e luta no chão com a  finalidade de obter uma submissão através do uso de finalizações.

Atleta Miguel Santos, 30 anos, lutou no Desafio Submission na categoria até 100 Kg, ele fala sobre a importância do esporte e seu papel social.

“Esse evento é importante para dar visibilidade para o esporte, que livra muitas crianças da criminalidade. Trazer essas duas modalidades no mesmo local também é uma forma de integração entre os atletas”, ressaltou Miguel.

Um show a parte também foram as 10 lutas da modalidade Beach Box, que é o Box na areia. Os 20 atletas participantes se enfrentaram e fizeram o público amante da modalidade vibrar com cada golpe e nocaute. Lutadores do sexo masculino e feminino, nas modalidades, juvenil, cadete e elite também levaram para casa medalhas, cinturões e premiações em dinheiro.

Luiza Moreira, de 19 anos, treina Box há 3 anos, ela foi vencedora do cinturão na Categoria elite e conta como foi sua experiência. ” É incrível ter essa oportunidade, principalmente no box feminino que é pouco prestigiado aqui em Macapá. Esse cinturão é uma conquista muito grande pra mim, é muito gratificante ter esse reconhecimento dentro da minha cidade”, enfatizou a atleta.

Os familiares dos competidores também estiveram presentes na torcida do evento como é o caso da Babá Geisa Miranda, 31 anos, que foi prestigiar a luta de seu filho, Diego Reis, de14 anos, ela relata que o esporte mudou a vida do filho dela.

“Meu filho já estava praticamente se perdendo. Hoje ele é meu orgulho, tudo que eu faço é por ele, pela educação dele”, afirmou Geisa.

A competição teve início às 16h e se estendeu até às 20h, uma multidão se fez presente para assistir os combates e aproveitar a programação. O secretário da Semel, Bruno Igreja também esteve presente, ele explica que essas modalidades são novidades dentro da programação do Macapá Verão.

“É a primeira vez que os esportes de luta estão dentro da programação, são atletas de vários projetos sociais. Estamos dando visibilidade e oportunidade para nossos atletas”, detalhou o secretário.

Marcas Oficiais do Macapá Verão 2023 – O maior de todos os tempos

CEA  Grupo Equatorial Energia, Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA), Você Telecom, Mercadão dos Medicamentos, Santa Rita Engenharia, Domestilar, AK Motor’s, Águas da Amazônia, Ecopostos, Laboratório Dr. Paulo J. Albuquerque, Center Kennedy, Limpex Hospitalar, Tratalyx, Rede Amazônica, TV Equinócio, Faculdade Estácio e Claro Brasil.

Confira mais fotos: