Combate à dengue: Prefeitura dá início ao 1º ciclo do LIRAa

Agentes deverão percorrer 6 mil imóveis para analisar a quantidade de infecção predial e orientar a população sobre os cuidados necessários para se evitar criadouros de dengue

Por Andreia Tavares - Secretaria Municipal de Comunicação Social

| Foto: Wellington Barros/PMM

A Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), deu início nesta segunda-feira (19) ao primeiro ciclo do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LiRAa). Várias equipes de agentes de endemias estão pela cidade procurando lugares onde há larvas do mosquito causador da dengue, malária e zika. A pesquisa tem 4 ciclos, o primeiro durará 10 dias.

Ao todo, 12 equipes estão em campo. Os agentes deverão percorrer 6 mil imóveis para analisar a quantidade de infecção predial e orientar a população sobre os cuidados necessários para se evitar criadouros de dengue.

Diego Costa, de 34 anos, estava trabalhando em sua residência quando os agentes bateram na porta e comentou o que acha da ação. “Essa ação previne o foco da dengue que está em alta em todo o Brasil. É sempre melhor prevenir e combater o mosquito para evitar ficar doente”, comentou o pintor.

O Brasil está vivendo uma crise de dengue, segundo o Ministério da Saúde, já foram confirmados mais de 100 mil casos de dengue pelo país. Em Macapá, são 64 casos confirmados.

O secretário de Vigilância em Saúde reforça a importância de receber o agente em casa e ajudar na luta contra a dengue.

“Nesse momento, especialmente, é importante que todos se juntem na luta contra a dengue. Os agentes têm um papel importante para a prevenção do mosquito, por isso pedimos à população que os recebam nas casas para que a pesquisa seja bem sucedida”, comentou o secretário.

Como prevenir o Aedes aegypti

Existem várias formas de prevenir a dengue, a mais eficiente é evitar a água parada. Isso inclui eliminar água parada de lugares onde é possível a criação de criadouros de dengue, como pneus, vasos de planta, lixeiras, garrafas pets e tampas de garrafas.

O uso de repelente nesse momento também é mais um passo à proteção, assim como usar roupas que cubram mais partes do corpo. Usar telas ou mosquiteiro também podem impedir a entrada do mosquito nas residências.

Quais sintomas estão presentes na dengue?

A dengue pode ser assintomática, aquelas que não apresentam sintomas até quadros graves, podendo desenvolver hemorragias. Os sintomas da dengue muitas vezes podem ser confundidos com outras doenças. Então, se você apresenta alguns sintomas como: febre alta, de início repentino, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, fraqueza, dores atrás dos olhos e náuseas, pode ser uma indicação de infecção por dengue.

Nos casos mais graves, os sintomas apresentados são: dor abdominal intensa e contínua, ou dor quando o abdome é tocado; vômitos persistentes, sangramento de mucosas (principalmente nariz e gengivas), letargia (perda de sensibilidade e movimentos) ou irritabilidade, tontura e queda de pressão.

Quais os sintomas da Chikungunya?

A Chikungunya, assim como a dengue, é uma arbovirose transmitida pelo mosquito. Seus sintomas são: febre, dores nas articulações, dor nas costas, manchas vermelhas no corpo, coceira na pele que pode ser local ou generalizada, náuseas, calafrios e dor de garganta.

Quais os sintomas da Febre Amarela?

A febre amarela também é transmitida pelo Aedes aegypti. A doença tem vacina que pode ser encontrada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Uma pessoa infectada com essa doença pode mostrar sintomas como: início repentino de febre, calafrios, dor de cabeça, fadiga, fraqueza e dores nas costas. 

Lembrando que a vacina contra essa doença é oferecida gratuitamente em todas as UBSs e é a melhor forma de prevenção. 

Quais os sintomas do Zika Vírus?

O Zika Vírus muitas vezes se apresenta de forma assintomática. Quando sintomáticas, podem ser brandas ou graves em alguns casos, podendo causar complicações neurológicas como a síndrome de Guillan-Barré (SGB). Alguns sintomas da doença são: irritação na pele, dor de cabeça e febre baixa.

As gestantes têm que tomar cuidado redobrado. Uma pessoa que está gerando e acaba sendo infectada o vírus pode acabar sendo transferida para o feto, podendo causar a Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZ). Crianças com essa síndrome podem apresentar deficiências intelectuais, físicas e sensoriais, que duram a vida toda.

Onde posso me testar para essas doenças?

Em Macapá, duas UBSs específicas fazem o exame de sorologia que identifica todas essas doenças. A UBS Marcelo Cândia, localizada na Rua Vereador Júlio Maria Pinto Pereira, e na UBS do Perpétuo Socorro, localizada na Rua Rio Xingu. Os testes são feitos de segunda a sexta, das 8h às 17h. O resultado sai em 7 dias.