‘Com os meus 70 anos, achei fantástico esse amparo ao idoso’, conta professor durante blitz do Junho Violeta

Panfletos e laços violetas foram entregues durante atividade que levou informações e conscientização na BR 210.

Por Bruno Nascimento - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

Sírio Alves de 70 anos, professor e morado da Zona Norte/Foto: Bruno Nascimento

A programação do Junho Violeta, campanha lançada pela Prefeitura de Macapá de combater a violência contra a pessoa idosa, iniciou oficialmente nesta segunda-feira (6), com uma blitz educativa na BR 210, na zona norte da cidade.

O professor de direito, Sírio Picanço, de 70 anos, aprovou a iniciativa ao ser abordado pela equipe da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SemDH). Ele destacou a importância de ações como essas para a promoção dos direitos.

“Eu, com meus 70 anos, achei fantástica essa iniciativa de amparo ao idoso, porque esse é um público que necessita e as leis e direitos direcionados a eles, devem ser cumpridos”, frisou.

A campanha traz o tema “Amor, cuidado e respeito: responsabilidade de todos”, e conta com ações da Coordenadoria Municipal de Políticas de Pessoa com Deficiência e Idoso, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Equipe da SemDH orientando jovens estudantes sobre os direitos do idoso | Foto: Bruno Nascimento/PMM

“Fizemos abordagem de várias pessoas levando essa consciência da responsabilidade de nós como cidadãos em relação à violência contra a pessoa idosa. A receptividade da sociedade foi muito boa”, pontuou o coordenador de Políticas de Pessoa com Deficiência e Idoso, Ruan Linconl.

Além de destacar os tipos de violência, a blitz contou com orientações dos contatos de disk denúncia. “Queremos fortalecer trabalhos como esse, que geram consciência e promovem o cuidado com a população idosa. Temos um calendário de atividade neste mês pensado especialmente para este público”, explicou a secretária da SemDH, Surya El Hosson.

A campanha prevê ações para todo o mês de junho e na semana passada realizou distribuição de laços violetas para os novos empossados da educação. A próxima atividade será na quarta-feira (8), no Conjunto Habitacional Macapaba, que receberá ação social dedicada à população idosa, com serviços de saúde, relaxamento e beleza, além de reforço da conscientização.