A obra de ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Leozildo Fontoura foi concluída e agora a Secretaria Municipal de Saúde organiza os equipamentos e profissionais que serão destinados ao novo espaço. A previsão de entrega está marcada para a primeira quinzena de abril.
“A ampliação da unidade possibilita melhor qualidade no atendimento à população. O investimento representa o cuidado em proporcionar um ambiente acolhedor para os pacientes, e ampliar a capacidade dos serviços ofertados”, comenta Erica Aymoré, secretária municipal de Saúde.
Com a nova construção, a UBS passará a ter mais consultórios que irão oferecer nova especialidades como educador físico, fisioterapia, nutricionista, psicologia e fonoaudiologia.
“Uma novidade é que vamos conseguir trazer um educador físico para dentro da unidade, que antes não era possível. Assim reforçaremos a prevenção e promoção de saúde na nossa comunidade”, explica Rarison de Oliveira, diretor interno da UBS.
A unidade serve de base para as equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) que atendem bairros da zona sul, terão salas destinadas para ações educativas, como um espaço adequado para incentivo a amamentação. Além disso, o prédio terá sala de vacina, recepção, banheiros femininos e masculinos e uma nova área externa com paisagismo.
A ampliação é executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) e é custeada como emenda enviada pelo então parlamentar João Alberto Capiberibe, no valor de R$ 350 mil mais contrapartida municipal.
O prédio principal da unidade foi reformado há 2 anos e oferece consultas médicas, farmácia e sala de curativos.
“A ampliação faz parte do pacote de investimentos em atenção primária. Desde o inicio de 2021, já entregamos cinco novas UBSs e estamos avançando em outras unidades, como reforma da UBS Infraero 2”, diz o secretário municipal de obras, Cássio Cruz.
Infraero 2
A UBS Infraero 2 será beneficiada com reforma de toda estrutura. O espaço será otimizado gerando uma nova distribuição dos consultórios, e assim ampliando os serviços de saúde.
O prédio terá sala de tratamento contra malária, cinco consultórios banheiros com acessibilidade, sala de vacinação, triagem, administração, recepção, same, farmácia e copa.
A obra é executada pela Semob e os recursos utilizados foram destinados pela deputada federal Leda Sadala no valor de R$ 843 mil, mais contrapartida municipal.