Com mais de 70% dos serviços concluídos, nova UBS do Bailique entra em fase de finalização

A unidade vai ampliar os serviços de atenção básica. A previsão é que a UBS Vila Progresso seja entregue ainda esse ano.

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura

A UBS Vila Progresso fica no arquipélago do Bailique e entra na etapa final de construção com a execução dos acabamentos do prédio e finalização da passarela de madeira que dará acesso à unidade de saúde. Já foram feitos o telhado, as instalações hidráulicas e elétricas, piso e a instalação dos painéis pré-moldados.

O novo equipamento irá ampliar os serviços de atenção básica com vacinação, distribuição de medicamentos, atendimentos médicos e odontológicos mais próximos da comunidade. A unidade também servirá de base para as equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF), que conseguirão acompanhar um número maior de famílias.

O diferencial dessa obra é o modelo construtivo, neste caso os materiais pré-moldados garantem maior durabilidade, se a construção fosse de madeira ou alvenaria, as manutenções seriam constantes por causa da umidade natural do local.

“Montamos uma logística para que todos os materiais chegassem até a Vila Progresso de uma única vez para que a construção pudesse ocorrer sem interrupções. Estamos na fase final e em breve vamos entregar mais UBS que vai suprir uma grande necessidade de todo o arquipélago”, finalizou o subsecretário de Obras, Ivy Vasconcelos.

Obra

A obra é executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) com recursos do Ministério da Saúde enviados pelo senador Davi Alcolumbre, no valor de R$ 1,2 milhão mais contrapartida municipal de R$ 386 mil.

A UBS tem tamanho porte 2, com uma área construída de 364m². Conta na sua estrutura com almoxarifado, salas para expurgo, esterilização, administrativa, vacina, atividades coletivas, observação, curativo e inalação. Além de banheiros com acessibilidade, recepção, cinco consultórios médicos, dois consultórios odontológicos, depósito de resíduos contaminados, comuns e recicláveis.