Com dois anos de uso, sistema de prontuário eletrônico de Macapá possui mais de 130 mil pessoas cadastradas 

Sistema está presente em 10 UBSs e no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes

Por Rafaelli Marques - Secretaria Municipal de Saúde

Mais de 130 mil usuários estão cadastrados no sistema do prontuário eletrônico na rede de saúde de Macapá | Foto: Renato Costa/Semsa

Implementado em abril de 2021, na rede pública de Saúde do município de Macapá, o sistema de prontuário eletrônico possui a funcionalidade de armazenar o histórico médico do paciente, permitindo que o profissional de saúde cadastre informações como resultados de exames, solicitações, prescrições, evoluções, dentre outros dados referentes ao quadro clínico.

A instalação ocorreu através de um acordo entre a Prefeitura de Macapá e a empresa Cellent. O sistema já funciona em 11 unidades de saúde: Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Padre Raul Matte, Pacoval, Rubim Brito Aronovitch, Pedrinhas, Pantanal, Leozildo Barreto Fontoura, Br 210, Conceição Rosa Moita, Raimundo Hozanan e no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes.  Ele também estava instalado na UBS Lélio Silva antes dela entrar em reforma. 

Mais de 130 mil usuários estão cadastrados no sistema do prontuário eletrônico. Por meio dele é possível traçar um histórico médico mais preciso do paciente, uma vez que cadastrado no sistema, os dados ficam concentrados em um único prontuário, então mesmo se por alguma questão o paciente precisar se consultar em uma outra UBS, que também possua o sistema, o médico terá acesso ao histórico médico completo anterior, facilitando e trazendo mais agilidade ao atendimento, como pontua a secretária municipal de Saúde, Erica Aymoré.

“Estamos sempre trabalhando de forma árdua para prestar o melhor atendimento à população que busca os serviços das Unidades Básicas de Saúde. E o prontuário eletrônico faz parte disso, pois traz mais praticidade aos profissionais de saúde e agilidade no atendimento, bem como segurança aos pacientes”, ressalta a gestora.

Atuando na área da enfermagem há 21 anos, o enfermeiro Natanael Santos, de 49 anos, realiza atualmente atendimentos na UBS Rubim Brito Aronovitch, ele destaca como o prontuário eletrônico traz mais dinamicidade aos atendimentos.  

“A gente acaba tendo acesso às informações complementares do médico, do psicólogo, do nutricionista. Além da facilidade de fazer a comunicação entre os diversos setores, o que faz com que essas informações fiquem armazenadas e você pode estar fazendo o uso daqui a três, quatro dias com uma bastante praticidade”, diz Natanael. 

Além de enfermagem, a UBS Rubim Brito Aronovitch, oferece outras especialidades, dentre elas o clínico geral, no qual a dona de casa Mandara Morjana, de 33 anos, foi acompanhar a filha, Nataly da Silva, de 14 anos, numa consulta. Mandara diz que o sistema proporciona mais facilidade. “É facilidade pra gente porque não é demorado e o atendimento é bem prático.”

Quem também gostou do sistema foi a dona de casa Sandra Ramos, que foi marcar uma consulta no clínico geral. Ela fez o cadastro no prontuário eletrônico e elogiou o procedimento, “As pessoas são ótimas para atender. O sistema vem trazer mais praticidade para população”, fala a dona de casa.

O cadastro de prontuário eletrônico é feito no primeiro atendimento nas unidades  de saúde que possuem o sistema, sendo necessário o CPF e Cartão do SUS. É colhida a biometria e a assinatura digital do paciente e também tirada uma foto, para autenticar o prontuário. 

Rafaelli Marques* – Estagiária sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde.