Círio de Nazaré 2023: Prefeitura de Macapá garante organização, bem-estar e segurança no evento

Profissionais da saúde, agentes de trânsito, Guarda Municipal e equipes de limpeza contribuíram para organização da procissão

Por Anselmo Wanzeller - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Prefeitura de Macapá garantiu segurança e bem-estar durante todo o percurso do Círio IFoto: Nágila Rocha/PMM

Durante todo o percurso do Círio de Nazaré deste domingo (08), a Prefeitura de Macapá contribuiu com a organização, bem-estar e segurança integrada no evento que atraiu multidão de fiéis às ruas e avenidas da capital.

A economia também ganhou destaque, principalmente pelos incontáveis vendedores ambulantes que se apropriam desse importante momento para fazer uma renda extra.

O casal Ivanildo Silva e Socorro Sampaio atuam há anos na calçada da avenida Cora de Carvalho, perto do Santuário de Fátima, de onde sai a procissão. Eles acreditam sempre na melhora dos lucros, há cada ano que participam do evento. “ No Círio passado conseguimos uma boa renda extra, este ano, vejo que as pessoas estão visitando mais a cidade e com isso conseguimos vender mais dos nossos objetos religiosos”, disse Ivanildo.

Saúde

Para atendimentos de saúde no Círio, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) contou com profissionais, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes administrativos.

A enfermeira responsável pelas equipes, Daiana Américo, destacou a importância dos serviços realizados pelos profissionais. “Estamos de prontidão para realizar os serviços de emergência, caso alguém precise. Somos uma equipe preparada para prestarmos todos os atendimentos necessários aos fiéis”, ressaltou Daiana.

O SAMU atendeu em sistema de posto fixo na Escola Estadual Guanabara, para acolher os romeiros que participaram da grande caminhada do Círio de Nazaré e unidades móveis em pontos estratégicos no entorno da procissão. O atendimento é uma ação da Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Trânsito e segurança

A interdição de vias do entorno do trajeto contou com o apoio dos agentes de trânsito da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCMM) e Policia Militar (PM).

Limpeza

Desde a saída da procissão, durante o percurso e local de chegada, a retirada de resíduos sólidos foi realizada pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur), garantindo bem-estar aos fiéis.

Fotos: Nágila Rocha/PMM