Circuito do Conhecimento: estudantes da rede municipal de ensino utilizam pontos da cidade de Macapá como ambiente escolar

Educar crianças com consciência social e ambiental, esse é o objetivo do Circuito do Conhecimento, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) nas escolas municipais durante o ano de 2021. Com início neste mês das férias escolares, a iniciativa pretende promover visitas dos estudantes a diversos pontos da cidade.

O circuito facilita o aprendizado de matérias da matriz curricular através de temas transversais que expressam conceitos e valores básicos à democracia e à cidadania.

Na manhã desta sexta-feira (9), estudantes das turmas do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Wilson Malcher participaram de atividades lúdicas no Bioparque da Amazônia, localizado no Distrito da Fazendinha. As 21 crianças presentes na ação foram acompanhadas pelos guarda-parques que explicaram sobre a fauna e a flora presente no local e as formas em que o ser humano pode ajudar na preservação da biodiversidade da Amazônia.

“Com esse projeto nós queremos transformar a cidade de Macapá em uma grande escola, levando os estudantes para terem contato com pontos turísticos, áreas de preservação ambiental e comunidades tradicionais, aliando a teoria e a prática, facilitando o aprendizado e a reflexão de matérias e temas transversais na sala de aula”, ressaltou o subsecretário de Gestão Educacional da Semed, Ebrely Andrade.

O processo de aprendizado é algo bastante complexo, que envolve o desenvolvimento de uma série de habilidades. Neste sentido, tudo que possa complementar o ensino na sala de aula é muito importante.

A ideia é que todas as escolas da rede municipal de ensino sejam contempladas com essas ações, a começar pelas turmas do 5º ano, que já estão em formato de ensino híbrido, e pelos estudantes que já possuem autorização dos pais e/ou responsáveis para participarem das atividades escolares de modo presencial. A partir de agosto, na medida em que mais níveis de ensino retornem com as aulas, o projeto será expandido para as demais turmas.

“Isso é muito importante pra eles, pois estão tendo a oportunidade de ver aquilo que eles aprendem dentro da sala de aula. É um universo novo para eles, que antes ficava apenas na imaginação”, salientou a diretora da EMEF Wilson Malcher, Helen Mara.

A professora Ana Vidal faz parte do grupo de novos profissionais da Educação e não esconde a felicidade por ver a empolgação no olhar curioso de todos os estudantes.

“É muito bom poder contribuir com a formação dessas crianças dessa maneira, pois eles estão tendo contato com plantas e animais que antes só viam em livros. Isso faz com que a escola se torne cada vez mais atrativa ao despertar a curiosidade deles para temas importantes, como neste caso ocorre com o meio ambiente”, celebrou a professora.

Lázaro Gaya
Secretaria Municipal de Educação