O Programa Cidade Jovem, da Prefeitura de Macapá, realizou uma ação social, neste sábado (1), na comunidade do Lontra da Pedreira. Os atendimentos aconteceram das 9h às 12h, com uma série de serviços gratuitos à comunidade, realizados por uma equipe multiprofissional de psicólogos, assistentes sociais, dentistas, técnicos em enfermagem e outros.
A iniciativa foi executada pela Coordenadoria Municipal de Juventude (Conjuv), que faz parte da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).
Com objetivo de promover o bem-estar e a saúde dos moradores, a ação teve o foco em aproximar a comunidade de serviços essenciais.
Moradora da comunidade de Vila Bertulina, Keila Saraiva, 31 anos, participou da ação e conta que acha importante ações assim para facilitar a vida dos ribeirinhos da comunidade.
“Para nós que moramos aqui mais distante, esses serviços fazem muita diferença. Aproveitei para atualizar a vacinação dos meus filhos e receber atendimentos de beleza e saúde. Sempre que a Prefeitura realiza algo aqui, eu venho”, contou.
Os serviços oferecidos foram: teste glicêmico e medição de pressão arterial, vacinas, atendimento psicológico, designer de sobrancelhas, limpeza de pele com argiloterapia, aplicação de flúor, orientação jurídica, orientação de assistente social (INSS/aposentadoria/benefícios) e corte de cabelo.
A aposentada de 62 anos, Marcília Ferreira, mora no Lontra da Pedreira e foi ao local para receber os serviços. O neto teve uma consulta com a dentista e ela aproveitou para fazer as sobrancelhas.
A ação, além de facilitar o acesso a serviços essenciais, promoveu um dia de cuidado e bem-estar para os moradores do distrito. O secretário da SMDHC, Raimundo Azevedo, fala da importância da iniciativa e reforça o compromisso da gestão municipal com os distritos.
“O programa Cidade Jovem trabalha várias frentes. E essa sem dúvida é muito especial por trazer serviços importantes para as comunidades mais distantes. Nossa gestão tem essa preocupação de trazer mais dignidade para todos os cidadãos e isso inclui os nossos distritos”, pontuou o gestor.
O programa Cidade Jovem é uma iniciativa da Prefeitura de Macapá, com o propósito de dar oportunidades de capacitação gratuita para os jovens de diversos bairros da cidade e seus distritos. Além das capacitações, o programa também busca realizar ações sociais para propagar dignidade e cidadania.
Para o coordenador da Conjuv, Ian Mowbray um dos principais focos do programa é garantir direitos para a população jovem e suas famílias e expandir isso para todos, independente da localidade.
“Essa ação é uma oportunidade que a coordenadoria, através do programa Cidade Jovem tem, de chegar nas comunidades e trazer mais cidadania e com isso entender a realidade de cada distrito, e a partir de então, trazer os serviços que os jovens daqui e a população mais precisam”, ressaltou o coordenador.
Confira mais fotos: