CEU das Artes Zona Sul contabiliza mais de 200 atendimentos ginecológicos em uma semana da ‘Ação Saúde da Mulher’

Consultas ginecológicas e exame preventivo do câncer do colo de útero (PCCU) são os atendimentos de maior procura pela comunidade

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação - SEMED

Em uma semana de atendimento, mais de 200 mulheres receberam atendimento ginecológico na “Ação de Saúde da Mulher”, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) da Zona Sul. A iniciativa é alusiva ao mês das mulheres e vai até o dia 31 de março, com serviços gratuitos de saúde.

Até o fim do mês, o público feminino pode ter acesso a consultas ginecológicas, inserção de DIU, ultrassonografia transvaginal, ultrassonografia de mamas, coleta de PCCU (livre demanda) e testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), tudo de forma facilitada.

A ação é uma realização da coordenação do CEU, em parceria com a equipe da “Carreta da Mulher”, da Secretaria Municipal de Saúde de Macapá.

Enfermeira Obstetra Nayara Lôbo I Foto: Jesiel Braga / PMM

De acordo com a enfermeira obstetra Nayara Lôbo, da equipe de saúde Carreta da Mulher, a maior procura é por consultas ginecológicas.

“O atendimento aqui no CEU Zona Sul funciona da mesma forma de uma UBS. A mulher vem agendar sua consulta e posteriormente é encaminhada para outros atendimentos que sejam necessários. A maior demanda é a de consulta, seguida de PCCU, ultrassom de mama e transvaginal. Para os exames de ultrassom, a marcação acontece toda quinta-feira e o atendimento ocorre na sexta-feira pela tarde”, explicou.

Diretor do CEU das Artes Zona Sul fala da importância da Ação para as mulheres da capital I Foto: Mary Paes / PMM

Dinho Absoluto, diretor do CEU das Artes Zona Sul, dá ênfase à ação realizada pela Prefeitura de Macapá. “É importante destacar a abrangência da ação, que atende não só os bairros da zona sul, como moradoras de outras regiões da capital. É uma forma de valorização da mulher por meio de seu bem maior, que é a saúde”, comentou.

Cássia Dias veio realizar consultas e exames na Ação Saúde da Mulher I Foto: Jesiel Braga / PMM

A jovem advogada Cássia Dias, de 23 anos, moradora da área central de Macapá, disse ter recebido o cartaz de divulgação da ação por uma amiga.

“Minha amiga disse que tinha sido bem atendida aqui e que não havia muita demora na fila. Então eu vim marcar consulta ginecológica e exames. Ações como essas são importantes porque desafogam as UBSs e facilitam o acesso para os moradores próximos que teriam que se deslocar para locais mais distantes. A prevenção e o cuidado com a saúde devem estar em primeiro lugar, sempre”.

Serviço:

Ação Saúde da Mulher
Período: 1 a 31 de março
Horário: 8h às 17h
Local: CEU das Artes Zona Sul, na avenida Ivaldo Veras, 1118, Jardim Marco Zero