Cerca de 500 estudantes da rede municipal participam de semifinal da 1ª Olimpíada de Matemática de Macapá

Prova poderá ser realizada até quarta-feira (17), no formato impresso e digital.

Por Léo Nilo* - Secretaria Municipal de Educação

Estudantes da Emef Aracy Nascimento realizaram a prova nesta segunda-feira (15) | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

Durante o mês de agosto, mais de 500 estudantes da rede municipal participarão da semifinal da 1ª Olimpíada de Matemática de Macapá. A iniciativa da Prefeitura é inédita e mobiliza 54 escolas da capital. Uma delas é a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Aracy Nascimento, que aplicou a prova nesta segunda-feira (15), nos formatos impresso e digital.

O estudante Eduardo Fernandes, de 8 anos, foi um dos classificados na primeira etapa da competição, realizada em junho. O aluno da Emef Aracy Nascimento conta que está empolgado com a prova e que planeja ganhar a competição para dar o prêmio, um smartphone, para seu irmão.

“Meu avô me ensinava matemática desde criança e eu fui aprendendo e gostei. Não errei nenhuma questão na primeira prova e estou achando isso muito legal. É divertido fazer a prova e comentar com meus amigos depois”, comenta com orgulho o estudante.

Eduardo Fernandes é um dos classificados para a semifinal da competição | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

Mais de 2 mil alunos participaram da primeira fase da competição, realizada no mês de julho. Destes, cerca de 500 estudantes foram classificados para a semifinal, que apresenta outras questões de raciocínio lógico e problemas matemáticos. Nessa etapa, cinco estudantes de cada ano escolar serão selecionados para a final, que acontecerá no fim deste mês.

O secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes, ressalta que a Olimpíada de Matemática é mais uma das ações implantadas pela Prefeitura de Macapá para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da capital.

“O objetivo da competição é fazer com que as crianças possam compreender os conteúdos de maneira lúdica. A partir de então, elas desenvolvem um interesse maior em seus estudos. Ela se junta a diversas outras estratégias pedagógicas, como o projeto de recomposição de aprendizagem e a sala maker”, ressalta o secretário.

Secretário municipal de Educação acompanhou a aplicação da prova | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

Os estudantes podem realizar a prova semifinal da Olimpíada de Matemática até esta quarta-feira (17), nos formatos impresso e digital. O resultado com os finalistas será divulgado no dia 24 de agosto, por meio do site matematicandomacapa.com.

Edutech Amazon
Lançado em 2021 pela Prefeitura de Macapá, o programa traz para a sala de aula o lúdico, a tecnologia e as estratégias de ensino baseadas em conceitos neurolinguísticos. Ele é realizado dentro de outro programa educacional, o Educa Macapá.

Além da Olimpíada de Matemática, o programa traz para a rede municipal óculos de realidade virtual feitos a partir da fibra de buriti, bem como o pacote de recursos Google Workspace.

Cinco estudantes de cada ano escolar serão selecionados para a final | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação.