Centro de referência itinerante leva serviços sociais, psicológicos e jurídicos para mulheres em Macapá

Evento acontece na quinta-feira (10) na zona norte e centro da capital.

Por Bruno Nascimento - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

Cram ofera serviço de assistência social, psicológico e jurídico às mulheres | Foto: Aquivo/PMM

No mês dedicado às mulheres, o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram) leva serviços itinerantes de assistência social, psicológico e jurídico às mulheres da zona norte e centro de Macapá. O evento acontece na quinta-feira (10) e faz parte da programação “Elas em Movimento”.

A ação será realizada em dois pontos da capital. Pela manhã, no Centro de Referência em Assistência Social Felicidade (Cras Felicidade), localizado no bairro Central. A tarde, a programação segue em parceria com o Instituto Federal do Amapá (Ifap) e busca atender mulheres que moram na zona norte da cidade.

“Sabemos que nem sempre a vítima consegue chegar ao centro por diversos motivos que a impedem, seja financeiro ou pela própria situação de violência. Nossa intenção é poder acolhê-las e orientá-las com todo o amparo necessário”, esclarece a secretária municipal de Direitos Humanos (SemDH), Surya El Hossn.

Servidores foram capacitadas para atendimento às mulheres lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis | Foto: Bruno Nascimento/PMM

Para aprimorar os atendimentos do centro e torná-los cada vez mais humanizado para garantir dignidade a quem busca os serviços sociais, o Cram promoveu no início do mês, uma capacitação para as servidoras voltada às mulheres lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis.

“Neste primeiro momento, realizamos uma capacitação para nossa equipe do Cram com o objetivo de atualizar seus conhecimentos no atendimento às vítimas em situação de violência, acolhendo todas as mulheres”, ressaltou a gestora.

O Cram Itinerante é uma força-tarefa composta pelas equipes das zonas norte e sul, que leva os serviços de atendimento psicológico, social e jurídico para mulheres que residem em bairros distantes da capital e distritos.

Elas em Movimento
No sábado (12), a Prefeitura de Macapá vai promover uma ação no Complexo do Araxá, na orla da cidade, com vários atendimentos voltados ao público feminino. A programação “Elas em Movimento” terá atividades de saúde, esportivas e culturais, durante todo o dia.

Serviço
O espaço atende mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar e fica localizado na rua Odilardo Silva, nº 844, no bairro Laguinho. O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O atendimento é feito tanto por agendamento, por meio do número (96) 98813-6949, ou por livre demanda.

Centro fica no bairro Laguinho, em Macapá | Foto: Arquivo/PMM