Centro de Especilidades Dr. Papaléo Paes realizou mais de 200 mil atendimentos no ano de 2022

Centro oferta diversos serviços médicos e de média complexidade para a população

Por Rafaelli Marques* - Secretaria Municipal de Saúde

Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes oferta à população diversos serviços médicos | Foto: Arquivo PMM

Inaugurado em junho de 2021, o Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, localizado na zona norte da cidade, segue a todo o vapor ofertando serviços médicos de média complexidade à população. Só neste ano de 2022 foram realizados 212.162 atendimentos, dentre consultas, testes rápidos, exames laboratoriais e exames de imagem, contando ainda com os atendimentos do Avança Coração, iniciativa da rede de saúde do município, que tem como objetivo zerar a fila de espera da especialidade de cardiologia. 

“Esse ano realizamos mais de duzentos mil atendimentos, foi praticamente o dobro do ano passado. E quem se beneficia com isso é a população”, avalia Flávio Aires, diretor do Centro de Especialidades.

Algumas das especialidades ofertadas pelo centro são consultas com ginecologista, dermatologista, gastroenterologista, cardiologista, nutricionista, educador físico, oftalmologista, pneumologista adulto e pediátrico, alergologista, psicólogo, assistente social, laringoscopia, fisioterapeuta, ortopedista, otorrinolaringologista, hematologista, uroginecologia, infectologista, geriatria, cirurgião pediátrico, terapeuta ocupacional, obstetrícia e atendimento pré-natal para gestantes de alto risco, etc. 

Há também especialidades que são ofertadas por videoconferência – a conhecida telemedicina – iniciativa que ocorre através da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Hospital Albert Einstein, de São Paulo. Sendo essas especialidades: endócrino, neurologista adulto e pediátrico, cardiologista, reumatologista, psiquiatra e pneumologista.  

Ainda são disponibilizados exames de raios-x, ultrassonografia, densitometria, mamografia e PCCU. Contando também com exames laboratoriais e testes rápidos. 

Para ser atendido no Papaléo Paes é necessário primeiro dar entrada em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), com o encaminhamento médico, identidade, cartão do SUS e comprovante de residência, além de disponibilizar um número de telefone para contato.

A equipe do centro entrará em contato com o paciente para informar a data e o horário da consulta.

*Estagiária sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde.