Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes inicia projeto de atividade física para pacientes, em Macapá

Atividade proporciona saúde, bem-estar e prática de exercícios todas as terças e quintas.

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Saúde

Aula inaugural foi realizada na quinta-feira (1º) | Foto: Renato Costa/Semsa

O Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes iniciou um novo projeto que promove o bem-estar dos pacientes. Na quinta-feira (1º), aconteceu a aula inaugural do ‘Papaléo em Movimento’. Os exercícios serão realizados duas vezes por semana, coordenado por profissionais de educação física.

O objetivo é incentivar a prática de atividade física dedicada aos pacientes que estão em atendimento na unidade. O projeto já assiste, de maneira imediata, 15 pessoas. Durante as aulas todas as terças e quintas, são feitas séries de exercícios físicos, com atividades aeróbicas e orientações práticas, além de alongamento e treinamento funcional.

O vigilante Renato Bruno Quaresma, de 50 anos, há 6 meses recebe atendimento no centro. Hipertenso, ele conta que a atividade ajuda na manutenção da saúde. “Eu gosto da movimentação, da educação física e pretendo baixar meu peso. Para melhorar, né? Pela melhoria de vida participo do projeto”, comenta.

Vigilante Renato Bruno Quaresma, de 50 anos | Foto: Renato Costa/Semsa

A educadora física do centro, Ângela Penha, ministrou a aula inaugural para a turma composta por cardíacos e idosos. Segundo a profissional, as atividades físicas ajudam e aprimoram a saúde, trabalhando no aumento da resistência dos pacientes. 

“A maioria dos pacientes são cardiológicos, então, precisam fazer atividades físicas. Para os cardiopatas e diabéticos, o exercício físico proporciona mais qualidade de vida a essas pessoas”, destaca.

Clínica cardiológica
A clínica cardiológica municipal foi inaugurada há 3 meses e está instalada no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, na zona norte. A iniciativa faz parte das medidas anunciadas pela gestão municipal no início de maio, sendo executada dentro do Programa Saúde Para Todos.

“Elaboramos esse projeto para dar apoio aos nossos pacientes que estão em atendimento. O programa Papaléo em Movimento nasceu no sentido de dar suporte para a clínica cardiológica, para os pacientes que precisam desse momento de socialização”, explica o diretor da unidade, Flávio Ayres.

Objetivo é incentivar a prática de atividade física | Foto: Renato Costa/Semsa