Celebração promovida pela Prefeitura homenageia São José, o padroeiro de Macapá

Ato de fé integra a programação em honra ao santo na capital.

Por Aline Paiva - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Celebração aconteceu na Catedral Histórica de Macapá, no centro | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

Símbolo da fé e devoção do povo amapaense, São José foi homenageado nesta terça-feira (8), em uma celebração promovida pela Prefeitura. Os servidores da instituição participaram de uma missa na Catedral Histórica de Macapá, antiga Igreja Matriz de São José, em honra ao carpinteiro escolhido por Deus para cuidar da virgem Maria e do menino Jesus, segundo o catolicismo.

A cerimônia iniciou às 9h, com o simbolismo religioso da condução da imagem do padroeiro de Macapá pelo prefeito Dr. Furlan e pela primeira-dama e secretária de Mobilização e Participação Popular, Rayssa Furlan, que no ato representavam o Município.

‘’São José foi um homem obediente e de ternura, um humilde artesão que trabalhava dia e noite para buscar o alimento da sua família. Isso nos fortalece, pois a Prefeitura trabalha diariamente buscando o melhor aos munícipes. Que possamos ser mais como ele, exemplo em tempos de aflição. Agradeço a Deus e o padroeiro, pelas graças que a gestão tem conseguido para a cidade’’, destaca o prefeito.

Primeira-dama Rayssa Furlan ao lado do prefeito Dr. Furlan | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

A missa foi conduzida pelo Bispo Dom Pedro José Conti. Após o momento religioso, a imagem de São José seguiu em peregrinação até a sede da Prefeitura, para recepção dos servidores.

‘’A palavra que trago é a confiança, que cresce e amadurece em nossos corações. Temos que refletir e melhorar, assumir um compromisso com as nossas virtudes. Deus quer ser nosso amigo. Estamos na missa de peregrinação da imagem para a Prefeitura, que sejamos agradecidos. Seguimos aprendendo, para vivermos em paz uns com os outros. Que o senhor nos ajude e São José nos proteja’’, proclama o Bispo.

Ritos
Na liturgia católica, o dia 8 de março marca I Semana da Quaresma, como referência aos quarenta dias anteriores a celebração da Páscoa, com a ressurreição de Jesus Cristo. Momento importante para os féis, pois representa um preparo espiritual e testemunho de fé.

O canto de entrada ‘Vinde, Alegres Cantemos’ clamou a Deus e exaltou o padroeiro, com louvor ‘’São José, a vós nosso amor, sede o nosso bom protetor, aumentai o nosso fervor’’. A primeira leitura, do Livro do profeta Isaías, comparava a palavra de Deus com a chuva na terra. A passagem foi proferida pela secretária municipal de Saúde, Érica Aymoré.

Já o salmo 33(34) ‘O Senhor liberta os justos de todas as angústias’ exaltou o nome do senhor. A aclamação do evangelho professada segundo São Mateus, instituindo a oração mais famosa, o Pai Nosso. A prece da comunidade, que pedia a intercessão de São José, foi proferida pela secretária de Mobilização, Rayssa Furlan.

O servidor João Carlos Barbosa, que atua como subcorregedor do Município, aproveitou ocasião para agradecer. ‘’Hoje é um momento para refletir e agradecer as benções recebidas, além de festejar com duplicidade, pois também é Dia das Mulheres e para elas desejo todas as glórias’’, apela.

Tradição
A crença no padroeiro é antiga, em 1758 o nome batizou a vila de Macapá e em 6 de março de 1761 nomeou o primeiro monumento histórico, a Igreja Matriz de São José, localizada na zona central.

A celebração eucarística integra a peregrinação da imagem do santo e faz parte da preparação para a tradicional festividade de São José, comemorada pelos féis no dia 19 de março.

Neste ano, a programação religiosa acompanha o Tema “São José, ensina-nos a educar aprendendo e aprender educando”, ligada também à Campanha da Fraternidade, com o Lema “Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devo estar naquilo que é do meu Pai?”, da passagem bíblica do engelho de São Lucas.

Autoridades
Além da população macapaense e autoridades religiosas, estiveram presentes na celebração o secretariado municipal.