Castramóvel faz cirurgias gratuitas em cães e gatos na Zona Norte

Para acesso ao serviço é necessário que o pet seja cadastrado no Censo Animal

Por Andreza Sanches - Secretaria Municipal de Saúde

Professor de capoeira, Davi Alves levou a Lola e o Jacke para atendimento I Foto: Nágila Rocha / PMM

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS) deu continuidade nesta terça-feira (16) aos atendimentos do Castramóvel na Zona Norte da capital. O serviço itinerante e gratuito de castração de cães e gatos está estacionado no Conjunto Habitacional Macapaba I, e vai atender a região nos próximos três meses.

A oportunidade levou a acadêmica Renata Barbosa a buscar o serviço. Com o casal de malteses Rosita e Benje no colo, ela aguardou pelo atendimento. “Eles já fazem parte da nossa família e queremos o bem deles. A decisão pela castração foi importante não só para prevenir a gravidez, mas para proteger eles de diversas doenças que podem matar, como o câncer”, disse a tutora.

Renata Barbosa resolveu levar Rosita e Benje para castrar pensando na saúde dos animais I Foto: Nágila Rocha / PMM

Os animais beneficiados com o serviço foram triados por meio do Censo Animal. O serviço oferta consultas aos animais e a realização de exames prévios, e após o resultado, eles são encaminhados para o procedimento cirúrgico. A meta é atender 100% do fluxo na região.

A subcoordenadora de Saúde, Proteção e Defesa Animal da Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), Mayara dos Santos, explica que o público desta semana é o canino macho e que o objetivo do serviço itinerante é o controle populacional de animais abandonados ou não, e a erradicação de doenças.

“O fluxo de atendimento ocorre em duas etapas, 15 senhas para retorno de animais que já passsaram pelo período de exames e estão aptos para castração e 15 senhas para nova coleta de materiais”, informou.

O professor de capoeira, Davi Alves, mora no bairro Novo Horizonte e aproveitou para levar a Lola e o Jacke para receber atendimento. Para ele, castrar os bichinhos é uma maneira de protegê-los.

“Fiquei muito feliz com esta ação. Pois pagar uma castração particular é muito difícil. Esta então é uma ótima oportunidade e agora posso ficar mais aliviada, sabendo que meus bichinhos terão menos riscos de saúde”, disse.

Para os tutores interessados no serviço, é necessário que o animal tenha no mínimo 6 meses de vida e no máximo 5 anos. Gatos precisam pesar a partir de 2kg e no caso dos cachorros, o peso máximo é de 80kg. Todos os pets precisam estar obrigatoriamente cadastrados no Censo Animal disponível no portal da Prefeitura de Macapá.

Vacinação antirábica

Na mesma região, no Parque dos Buritis, a Prefeitura mantém durante a semana dois pontos itinerantes de vacinação antirabica, com equipes atendendo na avenida Alzir da Silva Maia, 2422, entre as ruas Raimundo Ramos da Silva e Bertoldo Rosa Duarte e o outro na avenida Francisco Felipe de Miranda Neres, entre as ruas Leonai César da Silva e Antônio Flexa.

Rafaela Ribeiro aproveitou para levar o animal de estimação para vacinar e alertou: “A vacina é uma maneira de prevenir nosso bichinhos da raiva. As pessoas têm que colaborar e buscar essas ações para vacinar seu cão ou gato de estimação”, incentivou a empresária.

A vacina é gratuita e atende cães e gatos a partir de três meses de idade.

Rafaela Ribeiro agora está com a carteira de vacinação dos bichinhos em dia. Foto; Nágila Rocha / PMM