Carreta da Mulher registra mais de 2 mil atendimentos em 4 meses, na Zona Sul de Macapá

Atendimentos estão disponíveis no CEU das Artes Zona Sul

Por Anselmo Wanzeller - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Carreta está desde março de 2023 no CEU das Artes Zona Sul, bairro Jardim Marco Zero | Foto: Maison Brito/PMM

Mais de 2 mil atendimentos foram realizados na Unidade Móvel de Saúde da Mulher, de março a junho deste ano, entre exames e consultas. O dado foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) nesta quinat-feira (6). A Carreta está desde março no CEU das Artes Zona Sul, no bairro Jardim Marco Zero.

Nesses 4 meses, a comunidade teve acesso a mais de 780 consultas ginecológicas, 440 PCCU (preventivo) e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), 390 testes rápidos, 370 Ultrassons e mais de 60 Colocação ou implante de DIU (dispositivo intrauterino).

A coordenadora de Saúde da Mulher, Thayana Sousa, pontua que a Unidade Móvel está conseguindo ajudar a suprir a demanda de saúde da população feminina do Jardim Marco Zero e bairros adjacentes.

“A maioria dos nossos atendimentos foram de mulheres dos bairros Jardim Marco Zero, Araxá, Pedrinhas, Zerão e Congós. Tivemos demandas também de bairros mais distantes, até mesmo de outros municípios, pois muitas de nossas pacientes seguem a nossa carreta, por onde estivermos”, ressaltou Thayana.

A Carreta já passou pelos bairros Marabaixo IV e Jardim Felicidade II, além dos Conjuntos Habitacionais Macapaba, Zona Norte e Jardim Açucena, na Zona Sul da capital.

Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para os atendimentos é necessário a apresentação do Cartão do SUS, RG e CPF.