Carreta da Mulher inicia atendimentos em frente ao Centro de Cultura Negra do Amapá

A Carreta da Mulher é um veículo que oferta atendimentos e exames gratuitamente para o acompanhamento da saúde feminina

Por Rafaelli Marques* - Secretaria Municipal de Saúde

Carreta da Mulher oferta atendimentos e exames para o acompanhamento da saúde da Mulher| Foto: Renato Costa/Semsa

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher, conhecida como Carreta da Mulher, inicia nesta segunda-feira (21) os atendimentos para o público feminino. A unidade está estacionada no bairro Laguinho, na Avenida José Antônio Siqueira, entre as ruas General Rondon e a Eliezer Levi, ao lado do Centro de Cultura Negra do Amapá Raimunda Ramos (CCNA).

A Carreta da Mulher é um veículo que oferta atendimentos e exames para o acompanhamento da saúde da mulher, disponibilizando diversos serviços gratuitos como: consultas com ginecologista e clínico geral, exame de PCCU, teste rápido para HIV e sífilis, hepatite B e C, inserção do DIU. Além disso, a Carreta oferta também ultrassom de mama, transvaginal e tireoide. Para realizar o exame de ultrassonografia é necessário ter encaminhamento médico.

A coordenadora municipal de Saúde da Mulher, Larissa Moraes, falou da importância da unidade móvel já ter percorrido por vários bairros da cidade. “É muito importante a carreta fazer esse processo de rotatividade em cada localidade para atender a população, para ficar mais perto da comunidade que necessita de um atendimento rápido e de qualidade”, diz a coordenadora.

Para agendar as consultas na Carreta da Mulher, basta se dirigir a ela nos dias da marcação da especialidade desejada, apresentando RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de endereço. O atendimento para cada especialidade acontece da seguinte forma:

-Clínico geral e ginecologista: segunda-feira, a partir das 7h30 

-Inserção de DIU: segunda-feira, a partir das 7h30

-PCCU: livre demanda, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

-Ultrassonografia: sexta-feira, a partir das 7h30 

*Estagiária sob supervisão da Secretaria Municipal de Comunicação.